Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Tela de tecido gigante mostra potencial da eletrônica de vestir

Redação do Site Inovação Tecnológica - 24/03/2021

Tela de tecido gigante mostra potencial da eletrônica de vestir
O tecido-tela foi fabricado por máquinas de tecelagem comuns.
[Imagem: Xiang Shi et al. - 10.1038/s41586-021-03295-8]

Tecido-tela

A eletrônica de vestir - dispositivos eletrônicos integrados na roupa - é promissora, só dependendo de alguns avanços tecnológicos que a tornem mais eficiente e mais prática.

Mas alguns acharão que Xiang Shi e colegas da Universidade Fudan, na China, foram longe demais.

Afinal, não é todo mundo que se imagina vestindo uma roupa que é ela inteira uma tela. Mas, na verdade, eles deram um novo impulso ao campo dos tecidos eletrônicos.

E Shi demonstrou sua nova tecnologia de "tela em tecido" - ou tecido-tela - sem meias palavras: Uma tela com 6 metros de comprimento por 25 centímetros de largura, o que a torna a maior tela flexível já fabricada no mundo.

A tela de tecido é composta por 500.000 píxeis luminescentes, tecidos com uma distância de apenas 800 micrômetros de distância uns dos outros, o que dá uma excelente resolução.

Tela de tecido gigante mostra potencial da eletrônica de vestir
A equipe demonstrou aplicações potenciais que incluem uma tela para navegação via GPS e sistemas de mensagens.
[Imagem: Xiang Shi et al. - 10.1038/s41586-021-03295-8]

Tela em tecido

O tecido é feito de três tipos de fios: um fio transparente de poliuretano dopado com líquido iônico condutor de eletricidade, uma malha de náilon condutora revestida de prata e recoberta com sulfeto de zinco luminescente (este material está disponível comercialmente) e um tipo convencional de fio, como algodão ou poliéster.

Cada ponto no tecido onde os dois tipos de fios condutores se encontram representa uma unidade eletroluminescente, brilhando em azul quando conectada a uma fonte alternada de baixa potência.

A adição de pequenas quantidades de diferentes elementos - como cobre ou manganês - ao sulfeto de fósforo muda a cor da luz.

Um microcontrolador, um módulo Bluetooth, um teclado e a fonte de alimentação completam o equipamento, tornando a tela de tecido totalmente funcional.

Tela de tecido gigante mostra potencial da eletrônica de vestir
Com píxeis nos cruzamentos dos fios, a tela obtém uma excelente resolução.
[Imagem: Xiang Shi et al. - 10.1038/s41586-021-03295-8]

Painéis de propaganda

As demonstrações incluíram uma manga de camisa feita com o novo tecido, permitindo mostrar instruções de navegação e mensagens recebidas de um telefone - o teclado permite até que o usuário digite uma resposta.

O tecido eletrônico também se mostrou robusto, suportando 1.000 ciclos de dobrar, esticar e prensar, 10.000 ciclos de dobrar e 100 ciclos de lavagem e secagem em máquina.

Enquanto não convencem as pessoas a usar roupas que se transformam em telas, os pesquisadores acreditam que seu tecido-tela poderá ser útil para grandes painéis de propaganda.

Bibliografia:

Artigo: Large-area display textiles integrated with functional systems
Autores: Xiang Shi, Yong Zuo, Peng Zhai, Jiahao Shen, Yangyiwei Yang, Zhen Gao, Meng Liao, Jingxia Wu, Jiawei Wang, Xiaojie Xu, Qi Tong, Bo Zhang, Bingjie Wang, Xuemei Sun, Lihua Zhang, Qibing Pei, Dayong Jin, Peining Chen, Huisheng Peng
Revista: Nature
Vol.: 591, pages 240-245
DOI: 10.1038/s41586-021-03295-8
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Telas e Monitores
  • Tecidos
  • Eletrônica Orgânica
  • Biomecatrônica

Mais tópicos