Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Telas ativas flexíveis para roupas e para a pele

Redação do Site Inovação Tecnológica - 02/08/2016

Telas ativas flexíveis para roupas e para a pele
A tela é descolada da camada sacrificial e está pronta para funcionar sobre a pele.
[Imagem: KAIST]

Telas flexíveis e transparentes

Os protótipos de telas flexíveis e transparentes têm-se disseminado pelos laboratórios ao redor do mundo, mas o desempenho apresentado até agora não foi suficiente para convencer a indústria a transformá-las em produtos.

Uma equipe do Instituto KAIST, na Coreia do Sul, assumiu agora a dianteira nessa corrida em direção ao mercado usando uma técnica a laser para fabricar uma tela de matriz ativa que apresentou uma transparência e um desempenho elétrico não alcançados por nenhum outro protótipo.

Han Eol Lee e seus colegas fabricaram a matriz de transistores TFT (Thin-Film Transistor, ou transístor de película fina) sobre um substrato de material sacrificial que reage a um raio laser - uma camada sacrificial é aquela que é descartada ao longo do processo, não fazendo parte do produto final.

Após a irradiação do laser, a partir da parte de trás do substrato, a camada de transistores TFT é destacada e transferida para uma matriz de plástico, com apenas 4 micrômetros de espessura. E está pronta a tela flexível.

Barreiras tecnológicas

Um protótipo produzido desta forma foi aplicado diretamente sobre a pele humana, conformando-se a todas as rugosidades sem perder eficiência, demonstrando seu potencial para servir de base para computadores e outros aparelhos eletrônicos de vestir, e na forma de tatuagens eletrônicas, com aplicações na área de saúde e entretenimento.

"Usando o nosso processo a laser, as barreiras tecnológicas para viabilizar telas flexíveis transparentes de alto desempenho foram superadas com um custo relativamente baixo por meio da remoção dos caros substratos de poliimida. Além disso, o óxido semicondutor de alta qualidade pode ser facilmente transferido para qualquer substrato flexível ou similar à pele para aplicações de vestir," disse Lee.

Bibliografia:

Artigo: Skin-Like Oxide Thin-Film Transistors for Transparent Displays
Autores: Han Eol Lee, Seungjun Kim, Hye-In Yeom, Chun-Won Byun, Seung Hyun Lee, Daniel J. Joe, Tae-Hong Im, Sang-Hee Ko Park, Keon Jae Lee
Revista: Advanced Functional Materials
DOI: 10.1002/adfm.201601296
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Telas e Monitores
  • Interfaces
  • Eletrônica Orgânica
  • Raios Laser

Mais tópicos