Eletrônica

Telas de LCD avançam com processo 3-D de nanoimageamento

Redação do Site Inovação Tecnológica - 07/11/2008

Telas de LCD avançam com processo 3-D de nanoimageamento

[Imagem: Charles Rosenblatt]

Pesquisadores desenvolveram uma técnica óptica de geração de imagens 3D em cristais líquidos com uma resolução volumétrica mil vezes menor do que as tecnologias utilizadas nas telas planas atuais.

Geração de imagens em LCD

Na prática, a indústria poderá agora contar com uma tecnologia que, quando escalada para o ambiente industrial, permitirá a construção de telas LCD com resoluções muito superiores à atual, criando pixels menores e mais precisos, graças a um melhor entendimento do seu funcionamento em escala molecular.

Em termos científicos, a pesquisa trouxe explicações detalhadas dos fenômenos em nível molecular que acontecem na geração das imagens pelos chamados fluidos anisotrópicos - como o cristal líquido - que até hoje eram largamente baseadas em inferências a partir de experimentos macroscópicos.

Cristais líquidos

As moléculas desses fluidos anisotrópicos - cristais líquidos, polímeros ordenados, geles e emulsões - podem ser orientados por campos elétricos ou magnéticos para controlar as propriedades de polarização da luz. É assim que a imagem é gerada nas telas LCD. Só que, até agora, o conhecimento desse funcionamento em nível molecular era ainda muito limitado.

A equipe do Dr. Charles Rosenblatt, da Universidade Case Western Reserve, nos Estados Unidos, descobriu como manipular as estruturas de coleta de imagens do interior do cristal líquido com precisão de décimos de nanômetros, o que gera uma imagem de sua estrutura molecular com nuances e detalhes muito mais precisos.

A técnica atual para estudo da geração de imagem em cristais líquidos é chamada de microscopia óptica de rastreamento de campo. Os pesquisadores melhoraram esta técnica coletando a luz em diversas alturas no interior do substrato, criando um sistema que eles batizaram de nanotomografia óptica polarizada, um sistema para mapeamento tridimensional do fluido anisotrópico.

Artigo: Optical nanotomography of anisotropic fluids