Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Telas reflexivas coloridas dispensam os LEDs

Redação do Site Inovação Tecnológica - 08/07/2021

Telas sem iluminação produzem cores sem gastar energia
Para telas que até agora só conseguiam gerar imagens em preto e branco, os resultados são animadores.
[Imagem: Shangzhi Chen et al. - 10.1002/adma.202102451]

Telas sem iluminação

Pesquisadores suecos desenvolveram um método simples e usando materiais de baixo custo que pode levar a novos tipos de telas baseadas em cores estruturais, que não dependem de fontes próprias de iluminação, como as atuais telas de LED e todas as demais que usam a tecnologia de cristal líquido (LCD).

Isso abre o caminho para telas coloridas de baixíssimo consumo de energia não apenas para aparelhos portáteis, mas também para grandes painéis de propaganda e pequenas etiquetas eletrônicas para serem afixadas em produtos.

Quando falamos em cores, normalmente pensamos em corantes, como os usados nas tintas, ou em fontes de luz que emitem luz com comprimentos de onda bem definidos - cada cor é luz em um determinado comprimento de onda - como os LEDs.

Mas existem também as cores estruturais, criadas conforme a luz incide sobre um material e é refletida em diferentes comprimentos de onda por estruturas na escala dos nanômetros existentes na superfície do material - é o que acontece nas penas dos pássaros e nas asas das borboletas.

"Nós desenvolvemos um método simples para produzir imagens com cores estruturais com plásticos condutores de eletricidade, ou polímeros condutores. O polímero é aplicado com uma espessura em nanoescala sobre um espelho por uma técnica conhecida como polimerização em fase vapor, depois de o substrato ter sido iluminado com luz ultravioleta. Quanto mais forte a iluminação UV, mais espesso é o filme de polímero, e isso nos permite controlar as cores estruturais que aparecem em diferentes locais do substrato," contou Shangzhi Chen, da Universidade Linkoping.

Telas sem iluminação produzem cores sem gastar energia
O processo é simples e usa polímeros condutores de eletricidade.
[Imagem: Shangzhi Chen et al. - 10.1002/adma.202102451]

Telas reflexivas

Vários tipos de aparelhos, como alguns leitores de livros eletrônicos, já usam uma tecnologia de tela reflexiva, que dispensa as fontes de luz, normalmente LEDs, usadas pelas telas de aparelhos como celulares, tablets e TVs.

Essas telas reflexivas formam as imagens controlando como a luz do ambiente é refletida, o que significa que elas não precisam ter sua própria fonte de iluminação. No entanto, quase todas as telas reflexivas são intrinsecamente monocromáticas e as tentativas de criar versões coloridas têm sido bastante complicadas e com resultados insatisfatórios.

A nova técnica desenvolvida por Chen consegue gerar todas as cores do espectro visível. Além disso, as cores podem ser posteriormente ajustadas usando uma variação eletroquímica do estado de oxidação do polímero. Essa função já está presente nas telas reflexivas monocromáticas, mas os novos materiais desenvolvidos pela equipe podem gerar imagens dinâmicas em cores usando efeitos de interferência óptica combinados com o controle da espessura em nanoescala das camadas aplicadas.

"Nós recebemos cada vez mais informações por meio de monitores digitais e, se pudermos contribuir para que mais pessoas tenham acesso à informação por meio de monitores baratos e com baixo consumo de energia, isso seria um grande benefício. Mas ainda há muita pesquisa a ser feita e novos projetos já estão em andamento," ressaltou o professor Magnus Jonsson.

Bibliografia:

Artigo: Tunable Structural Color Images by UV-Patterned Conducting Polymer Nanofilms on Metal Surfaces
Autores: Shangzhi Chen, Stefano Rossi, Ravi Shanker, Giancarlo Cincotti, Sampath Gamage, Philipp Kühne, Vallery Stanishev, Isak Engquist, Magnus Berggren, Jesper Edberg, Vanya Darakchieva, Magnus P. Jonsson
Revista: Advanced Materials
DOI: 10.1002/adma.202102451
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Telas e Monitores
  • Fotônica
  • Metamateriais
  • Equipamentos Eletrônicos

Mais tópicos