Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Meio ambiente

Tijolo antiterremoto reduz danos a edifícios

Redação do Site Inovação Tecnológica - 07/12/2015

Tijolo antiterremoto reduz danos as edifícios
Protótipo do tijolo antiterremoto.
[Imagem: Ruvid/UPV]

Tijolo à prova de terremotos

Para construir casas e prédios à prova de terremotos, a melhor técnica é começar do jeito certo desde o princípio.

Mais especificamente, desde os tijolos.

Engenheiros da Universidade Politécnica de Valência, na Espanha, criaram uma nova classe de tijolos que isola sismicamente as paredes divisórias da estrutura principal do edifício.

O tijolo, batizado de Sisbrick, reduz significativamente a tensão entre as vigas e pilares e as paredes, reduzindo muito os danos causados pelo sismo.

Esta é uma inovação fundamental, na medida em que, hoje, os cálculos estruturais levam em conta os efeitos sísmicos apenas sobre a estrutura do edifício, não considerando as paredes divisórias.

Tijolos sísmicos

A chave para a inovação foi a combinação de diferentes materiais para obter simultaneamente dois efeitos: absorver os movimentos horizontais gerados pelo terremoto e manter a carga suportada verticalmente, para preservar a integridade do edifício o máximo possível.

"Os tijolos sísmicos efetivamente servem como uma barreira de isolamento, evitando transferir a carga desses elementos divisórios para a estrutura principal. Dessa forma, o impacto que o terremoto impõe sobre a integridade estrutural é grandemente reduzida," explica Luis Pallarés, um dos idealizadores do tijolo antiterremoto.

O tijolo foi devidamente patenteado, e agora a Universidade está procurando parceiros na indústria para sua fabricação e comercialização.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Construção Civil
  • Impactos sobre o Meio Ambiente
  • Cerâmicas
  • Compósitos

Mais tópicos