Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Eletrônica

Transístor orgânico ouve cérebro 10 vezes melhor

Redação do Site Inovação Tecnológica - 08/05/2013

Transístor orgânico ouve cérebro 10 vezes melhor
Os próprios transistores fazem a amplificação dos sinais neurais, enviando para fora do crânio um sinal muito mais forte e preciso.
[Imagem: Khodagholy et al.]

Ouvindo o cérebro

Há poucos dias, pesquisadores apresentaram uma nova tecnologia que permitirá o uso de microLEDs injetáveis para manipular o cérebro com luz.

Agora, uma equipe francesa deu mais um passo rumo à superação dos eletrodos que hoje são espetados no cérebro para ler as atividades neurais ou induzir impulsos elétricos para tratar condições como a epilepsia.

Dion Khodagholy e seus colegas da Escola Superior de Minas de Gardanne criaram os primeiros transistores orgânicos capazes de amplificar e gravar os sinais diretamente do cérebro.

Usar um transístor em lugar de um eletrodo comum é um salto qualitativo sem precedentes.

Os sinais neurais são muito fracos, precisando ser amplificados para serem lidos e registrados pelos computadores ou equipamentos médicos.

Hoje, os eletrodos capturam o sinal e o levam até o lado de fora do crânio, onde são amplificados para serem analisados.

Um dos vários problemas dessa técnica é que a viagem de um sinal tão frágil através dos eletrodos e dos fios até o amplificador gera uma quantidade de ruído muito grande.

Amplificador cerebral

Agora, os próprios transistores poderão fazer a amplificação diretamente no interior do crânio, enviando para fora um sinal muito mais forte e preciso.

O sinal que chega ao equipamento é 10 vezes mais forte do que o sinal de um eletrodo comum.

Os transistores são biocompatíveis e flexíveis o suficiente para acompanhar as curvas do cérebro. Nos experimentos em animais, os cientistas não detectaram sinais de rejeição.

O Dr. George Malliaras, coordenador do estudo, afirma que a inovação deverá dar um novo impulso ao campo da bioeletrônica, que busca fazer o acoplamento entre a eletrônica e o mundo biológico, permitindo, por exemplo, o controle de próteses e outros equipamentos apenas com o pensamento.

Bibliografia:

Artigo: In vivo recordings of brain activity using organic transistors
Autores: Dion Khodagholy, Thomas Doublet, Pascale Quilichini, Moshe Gurfinkel, Pierre Leleux, Antoine Ghestem, Esma Ismailova, Thierry Hervé, Sébastien Sanaur, Christophe Bernard, George G. Malliaras
Revista: Nature Communications
Vol.: 4, Article number: 1575
DOI: 10.1038/ncomms2573
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Biomecatrônica
  • Saúde e Reabilitação
  • Transistores
  • Eletrônica Orgânica

Mais tópicos