Nanotecnologia

Triângulos emissores de luz iluminam caminho da nano-óptica

Redação do Site Inovação Tecnológica - 08/02/2013

Triângulos emissores de luz iluminam nano-óptica
O efeito de fotoluminescência é mais forte nas arestas dos triângulos, e ocorre em temperatura ambiente.
[Imagem: Terrones Lab/PSU]

Tungstenita

Pela primeira vez, cientistas conseguiram sintetizar camadas únicas de um mineral raro chamado tungstenita, ou WS2 (dissulfeto de tungstênio).

A folha resultante, com átomos de enxofre combinados com átomos de tungstênio, apresenta um padrão homogêneo, constituído por triângulos.

O mais interessante é que esses triângulos apresentam uma propriedade óptica incomum - eles são fotoluminescentes, ou seja, emitem luz.

Essas estruturas triangulares têm aplicações potenciais em várias tecnologias ópticas, por exemplo, para utilização em detectores de luz e lasers.

Fotoluminescência

A sintetização da tungstenita segue uma linha de pesquisas inaugurada pelo grafeno, que mostrou que materiais bidimensionais podem ter características muito diferentes do material em bruto.

A vantagem do WS2 é que ele pode ser fabricado por deposição de vapor químico, uma técnica largamente empregada nos laboratórios e na indústria - a folha resultante tem menos de um nanômetro de espessura.

"Uma das propriedades mais interessantes do dissulfeto de tungstênio é a sua fotoluminescência," disse Mauricio Terrones, da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos.

A fotoluminescência consiste na absorção de luz em um comprimento de onda e sua re-emissão em outro comprimento de onda.

Triângulos emissores de luz iluminam nano-óptica
Assim como o grafeno, os triângulos são estruturas que se formam em camadas bidimensionais, com apenas um átomo de espessura.
[Imagem: Gutiérrez et al./Nano Letters]

Nano-óptica

"As imagens da fotoluminescência são lindas, os triângulos acendem em torno de suas bordas, como pequenos enfeites de festas, mas enfeites com aplicações potencialmente transformadoras em nano-óptica," disse Vincent Crespi, coautor do estudo.

Além dos fotodetectores e dos lasers, os pesquisadores acreditam que seus triângulos luminosos poderão ser úteis no melhoramento da eficiência dos LEDs.

Artigo: Extraordinary Room-Temperature Photoluminescence in Triangular WS2 Monolayers