Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Eletrônica

Troque suas lâmpadas por um teto luminoso: vêm aí os LEDs orgânicos

Redação do Site Inovação Tecnológica - 13/03/2008

Troque suas lâmpadas por um teto luminoso: vêm aí os LEDs orgânicos

[Imagem: GE]

Imagine a cena: ao acionar o interruptor da sua sala ou do seu quarto, a luz não virá de uma lâmpada única, geralmente instalada no centro do teto; a luz virá de todo o teto, uma luz suave, capaz de iluminar o ambiente de forma homogênea e sem incomodar quando você estiver deitado ou precisar momentaneamente olhar para cima.

LEDs orgânicos

Esta é uma das possibilidades de utilização dos LEDs, lâmpadas de estado sólido de altíssima eficiência. Mais especificamente dos OLEDs, LEDs orgânicos, que podem ser fabricados por meio de impressão em materiais plásticos.

Em vez de comprar uma lâmpada que necessita ser rosqueada em um soquete, você irá comprar uma espécie de papel de parede luminoso, que poderá ser fixado inclusive sobre superfícies irregulares.

Processo contínuo (Roll-to-Roll)

Esta tem sido a promessa da iluminação por LEDs há algum tempo. Agora, a empresa GE, apresentou a primeira linha de produção industrial dos diodos emissores de luz orgânicos impressos em sistema de fabricação contínua, conhecida no setor industrial como roll-to-roll.

Além da funcionalidade dos OLEDs, o desenvolvimento de sua tecnologia industrial de fabricação significa que eles poderão ser vendidos a um custo muito baixo.

Células solares, sensores e displays

"Os pesquisadores vêm sonhando há muito tempo em fabricar OLEDs utilizando um processo contínuo parecido com a impressão de jornais," afirmou Anil Duggal, coordenador do projeto, em comunicado da empresa.

"Nós agora mostramos que isso é possível. Aplicações comerciais em iluminação exigem baixos custos de fabricação, e esta demonstração é um marco importante em nosso caminho para o desenvolvimento de sistemas de iluminação OLEDs de baixo custo," completa ele.

A tecnologia tem um impacto que vai além da iluminação por LEDs. Células solares orgânicas, sensores, telas de grandes dimensões para anúncios e propagandas são outros exemplos dentre uma infinidade de dispositivos que se tornarão possível com a eletrônica orgânica e seus componentes feitos à base de carbono.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Iluminação
  • Eletrônica Orgânica
  • LEDs
  • Fotônica

Mais tópicos