Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Unicamp lança portal de conteúdos educacionais

Com informações da Agência FAPESP - 28/04/2011


A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) lançou um portal desenvolvido para hospedar conteúdos das disciplinas dos cursos de graduação em formato digital, originários de disciplinas de cursos de graduação da universidade.

OpenCourseWare, em português

O objetivo do projeto - chamado OpenCourseWare (OCW) Unicamp - é disponibilizar para a sociedade, de forma gratuita, materiais como textos, fotos, animações, apostilas e vídeos.

O portal herda a filosofia e o nome do OpenCourseWare pioneiro lançado pelo MIT em 2003.

Em 2004, a Universidade Rice, também nos Estados Unidos, lançou um serviço ainda mais interativo, onde o professor pode postar seu conhecimento sob a licença Creative Commons - o serviço recebeu o nome de Connexions.

Ainda em 2004, o portal Universia Brasil começou a traduzir o material do OpenCourseWare original, do MIT. Atualmente já está disponível material de quase 30 disciplinas.

O serviço da Unicamp já conta com 12 disciplinas de diferentes áreas do conhecimento.

"Para a Unicamp, é muito importante tornar esses conteúdos acessíveis à comunidade acadêmica e à sociedade em geral. Temos convicção de que cada vez mais professores se interessarão pelo uso dessa ferramenta", disse o reitor Fernando Ferreira Costa.

Direito autoral

A Unicamp é a primeira universidade pública do Brasil a contar com o OCW. A criação do portal começou a ser formatada há pouco mais de dois anos, por meio de um acordo com a Universia Brasil. Na oportunidade, o objetivo era lançar a ferramenta com dez disciplinas disponíveis.

"Assim que a atual administração assumiu, demos impulso ao projeto. Não foi uma tarefa trivial criar uma plataforma que contasse com recursos de edição simples e que observasse questões importantes como o respeito ao direito autoral", disse Marcelo Knobel, pró-reitor de Graduação.

O acesso aos dados disponíveis poderá ser realizado de forma livre e sem custo.

Não haverá necessidade de inscrição ou do cumprimento de outras formalidades. Entretanto, o usuário terá que estar de acordo com as condições previstas nos termos de Uso do serviço.

"No momento da publicação, o GGTE confere com o docente se os direitos autorais relativos aos materiais que compõem a aula foram observados. Se houver alguma dúvida, nós adiamos a publicação até que esse ponto seja devidamente esclarecido", explicou o coordenador do grupo, José Armando Valente.

Métodos pedagógicos

"Essa ferramenta certamente mexerá com uma série de situações, inclusive com métodos pedagógicos. O desafio que fica aos professores é fazer com que os conteúdos de suas aulas também possam ser aprendidos a distância", disse Ricardo Fasti, diretor-geral da Universia Brasil.

A estrutura do OpenCourseWare Unicamp segue uma tendência mundial que possibilita ampliar a relação institucional com a comunidade, a exemplo do que ocorre no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, por meio do projeto MIT OpenCourseWare.

O OpenCourseWare Unicamp pode ser acessado no endereço www.ocw.unicamp.br.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Sites de Pesquisa
  • Políticas de Ciência e Tecnologia
  • Software e Programação
  • Software Livre

Mais tópicos