Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

IPT vai construir usina para gaseificar bagaço de cana

Com informações do IPT - 15/02/2011

IPT vai construir usina para gaseificar bagaço de cana
O gás de síntese terá três aplicações práticasNULL de energia elétrica, produção de biocombustível líquido (etanol) e como precursor de biopolímeros, que são os monômeros de produção do plástico.
[Imagem: IPT]

Eletricidade e plásticos

O Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo (IPT) irá construir uma usina-piloto de processamento de bagaço de cana-de-açúcar.

A usina, que pretende dar um destino mais nobre ao material hoje queimado, deverá não apenas gerar energia elétrica, como substituir plásticos derivados do petróleo.

A usina deverá entrar em atividade em três anos no município de Piracicaba, no interior de São Paulo, e servirá de modelo ao setor sucroalcooleiro.

O projeto da usina foi apresentado ao ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, e ao vice-governador de São Paulo, Guilherme Afif Domingos. Os governos federal e estadual, juntamente com empresas privadas, vão investir R$ 110 milhões na construção da planta-piloto.

Gaseificação do bagaço de cana

A ideia do projeto é testar a eficiência da tecnologia de gaseificação do bagaço da cana-de-açúcar.

Na gaseificação, o bagaço é posto em uma caldeira e queimado por uma espécie de maçarico gigante. Da queima é gerado um gás, chamado gás de síntese.

O gás de síntese terá três aplicações práticas: geração de energia elétrica, produção de biocombustível líquido (etanol) e como precursor de biopolímeros, que são os monômeros de produção do plástico.

Esse processo já é conhecido pelos pesquisadores brasileiros, mas ainda não é aplicado em grande escala. A usina do IPT será a primeira a fazer isso com um grande volume de bagaço de cana.

Se o potencial for comprovado, especialistas estimam que o Brasil "ganharia uma nova Itaipu" só com o aumento da produtividade das usinas.

"O processo pode triplicar o potencial de geração de energia das usinas", afirmou o diretor superintendente do Centro de Tecnologia Canavieira (CTC), Nilson Zaramella Boeta. "Seria uma outra Itaipu produzindo energia."

Energia desperdiçada

Em 2009, por exemplo, o Brasil colheu 650 milhões de toneladas de cana-de-açúcar. Essa quantidade gerou 210 milhões de toneladas de biomassa. Segundo o IPT, caso essa biomassa fosse gaseificada, geraria R$ 24 bilhões em energia elétrica.

Para Mercadante, o projeto da usina piloto é importante porque trata de um setor no qual o Brasil é líder, o sucroalcooleiro, e também de uma tecnologia sustentável. Segundo o ministro, a usina potencializará a produção da energia com o emprego do bagaço da cana. "Em vez da queima, vamos ter o uso para produção de energia limpa."

O vice-governador Afif Domingos ratificou o apoio do governo paulista à iniciativa. Disse que o projeto é importante e segue uma linha que deveria ser exemplo para outros centros de pesquisa do país. "A aproximação da ciência com interesse de empresas é sinônimo de inovação. É isso que perseguimos."

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Indústria Química
  • Fontes Alternativas de Energia
  • Biocombustíveis
  • Biotecnologia

Mais tópicos