Destaques e Imagens

Via Láctea perdeu massa equivalente a um trilhão de sóis

Redação do Site Inovação Tecnológica - 16/06/2008

Via Láctea perdeu massa equivalente a um trilhão de sóis

[Imagem: SDSS Collaboration, Axel Quetz, Max Planck Institute for Astrophysics]

Observe que a imagem apresenta uma coloração avermelhada, que diminui de intensidade a partir do centro da galáxia. Este tom vermelho mostra a auréola de matéria escura da Via Láctea, que é muito maior do que a sua parte visível, constituída por estrelas e outros corpos celestes.

A perda de massa, equivalente a um trilhão de sóis, não aconteceu por nenhum evento catastrófico e nem tampouco por alguma espécie de dieta galáctica. Utilizando uma escala mais precisa, cientistas descobriram que a Via Láctea é mais fina e, portanto, tem muito menos matéria escura do que se imaginava até agora.

"A galáxia é mais delgada do que nós pensávamos," explica o astrônomo Xiangxiang Xue. "Isto significa que ela tem menos matéria escura do que se acreditava anteriormente, e que ela é mais eficiente na conversão de seu estoque original de hidrogênio e hélio em estrelas."

A nova medição, que consumiu 32.000 horas de CPU, baseou-se no movimento de 2.400 estrelas azuis situadas nas extremidades da auréola que envolve o disco estelar da nossa galáxia. Essas medições alcançaram distâncias de cerca de 200.000 anos-luz do centro da galáxia.

Artigo: The Milky Way's Circular Velocity Curve to 60 kpc and an Estimate of the Dark Matter
Autores: X.-X. Xue et al.
Link: http://arxiv.org/abs/0801.1232v5