Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Materiais Avançados

Vidro fica opaco, transparente e funciona como tela LCD

Redação do Site Inovação Tecnológica - 25/03/2008

Vidro fica opaco, transparente e funciona como tela LCD

Utilizando a tecnologia LCD, a mesma utilizada nos monitores e TVs de tela plana, um grupo de pesquisadores chineses conseguiu construir um vidro para janelas capaz de cumprir três funções: ser transparente como qualquer vidro de janela, tornar-se opaco para manter a privacidade ou servir como uma tela LCD normal.

Já existem no mercado vidros que utilizam revestimentos à base de cristais líquidos para diminuir a transparência em veículos e em residências. O problema é que eles não conseguem restaurar uma transparência adequada devido à incompatibilidade entre os índices de refração do cristal líquido e dos polímeros utilizados em sua integração ao vidro.

Textura colestérica

Os pesquisadores agora utilizaram uma textura colestérica estabilizada por polímero - um líquido paracristalino em que as moléculas seguem uma mesma orientação. O material pode ser configurado em três estados ópticos diferentes: branco, para oferecer privacidade, transparente, e como tela, para mostrar mensagens digitais como em qualquer tela de computador.

Mesmo não dispensando o polímero, a nova tela utiliza esse material em uma quantidade muito menor, eliminando o problema da perda de transparência, principalmente quando o vidro é olhado de ângulos elevados.

Vidros de vitrines

A alternância entre os diversos modos é feita pela aplicação de uma tensão elétrica. Quanto mais elevada a tensão, mais transparente o vidro se torna. Quando são enviados simultaneamente os comandos para que ele se torne opaco e transparente, ele passa a funcionar como uma tela de baixa resolução.

Os cientistas esperam que o novo vidro possa encontrar aplicações principalmente nas vitrines de lojas, onde os vidros podem ficar alternando entre os modos transparente e tela, para a apresentação de anúncios e promoções, ou totalmente opaco, quando a loja estiver fechada.

Outras aplicações possíveis são nas fachadas de bancos, guichês de vendas de passagens e até mesmo em veículos e fachadas de edifícios comerciais.

Bibliografia:

Artigo: Multifunctional window glazing
Autores: Le Li, Ben Tang, Shenggang Wang, Jie Yang, Jiangbin Zhao
Revista: SPIE Online
Data: March, 2008
DOI: 10.1117/2.1200803.1102
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Vidros
  • Telas e Monitores
  • Holografia
  • Iluminação

Mais tópicos