Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Mecânica

Vigas de plástico superam vigas de concreto e de aço

Redação do Site Inovação Tecnológica - 12/03/2021

Vigas de plástico superam vigas de concreto e de aço
As vigas são fabricadas em pequenas peças, que são montadas no local da construção.
[Imagem: UPV]

Vigas impressas em 3D

Engenheiros da Universidade Politécnica de Valência, na Espanha, criaram uma nova técnica para fabricar vigas que promete revolucionar a engenharia civil, a arquitetura e o setor de construção como um todo.

As vigas são fabricadas em pequenos blocos, facilmente transportáveis, que são posteriormente montados no local de uso, como se fossem blocos de Lego.

Em lugar dos bem-conhecidos aço e concreto, as vigas são fabricadas de plástico por meio de impressoras 3D.

As vigas são reforçadas com elementos que garantem a rigidez da estrutura, sem usar nenhum componente metálico.

Vigas de plástico na construção civil

As vantagens da técnica, segundo seus idealizadores, são várias: As vigas pesam até 80% menos que vigas de concreto ou metálicas, o que significa que não são necessários guindastes ou caminhões pesados para transportá-las e instalá-las; economizam tempo e dinheiro em mão de obra e materiais; e podem ser impressas e montadas na obra, o que facilita sua instalação em qualquer lugar, por mais difícil que seja o acesso.

Além disso, o processo utiliza plástico reciclado como matéria-prima, dando uma nova vida a este produto e contribuindo para uma construção mais sustentável.

"Nosso objetivo era propor uma alternativa às atuais vigas de concreto armado. Elas são feitas com perfis construídos ao longo do comprimento da peça, que exigem instalação cara e são de difícil transporte," contou o professor José Ramón Albiol, coordenador da equipe.

Vigas de plástico superam vigas de concreto e de aço
O segredo da resistência das vigas de plástico reciclado está em sua estrutura alveolar.
[Imagem: UPV]

Estrutura alveolar

A base do sistema está na estrutura interna dos perfis poliméricos.

"É uma estrutura alveolar, que permite diminuir a quantidade de plástico utilizado - e, portanto, seu peso - mantendo a rigidez estrutural," explicou Albiol.

Essa estrutura alveolar foi inspirada nos ossos humanos ao redor da epífise, onde há uma camada de osso esponjoso com disposição trabecular - a estrutura alveolar - e uma camada externa mais espessa de osso compacto.

"É isso que transferimos para estas vigas revolucionárias, especificamente para os seus perfis. É um sistema natural muito inteligente e a sua reprodução nestas vigas tira proveito dele, com um baixo peso estrutural e capacidade mecânica muito elevadas," completou Albiol.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Construção Civil
  • Polímeros
  • Aços
  • Reciclagem e Reaproveitamento

Mais tópicos