Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

Pára-quedas falha e Genesis cai como um meteoro

Redação do Site Inovação Tecnológica - 09/09/2004

Pára-quedas falha e Genesis cai como um meteoro
A cápsula de retorno da sonda Genesis, semi-enterrada no solo depois que seus pára-quedas falharam.
[Imagem: NASA]

Chegada de impacto

Esperava-se que o retorno da sonda espacial Genesis, a primeira a trazer amostras do espaço desde a missão Apolo, fosse espetacular.

Realmente foi, mas não da maneira que todos esperavam.

Uma falha de causa ainda desconhecida fez com que o mecanismo do pára-quedas não fosse acionado e a sonda de US$260 milhões chocou-se violentamente contra o solo do deserto de Utah.

Falhas nos pára-quedas

Parece ter sido uma triste demonstração do que aconteceu com a sonda espacial européia Beagle 2, que foi perdida em Marte no final do ano passado.

Um inquérito recentemente finalizado concluiu que uma das causas mais prováveis da perda da Beagle 2 foi o mecanismo de abertura do pára-quedas, que não teria sido acionado ou que não teria funcionado corretamente devido a uma atmosfera mais rarefeita do que se previa.

Embora a causa real para a perda da sonda em Marte possa nunca ser conhecida, o retorno da Genesis foi filmado e transmitido ao vivo.

Como a sonda caiu sobre o deserto, ninguém foi ferido e nenhuma construção sofreu danos. O mesmo não se pode dizer da sonda, que apresenta uma enorme rachadura do lado esquerdo.

Material científico

Ainda não se sabe a situação do material científico, amostras de poeira solar coletadas em lâminas super-limpas, que estão trancadas em um cofre no interior da sonda.

O pára-quedas seria acionado por um sistema de explosivos leves. Mas, como eles não foram ativados, os engenheiros darão prioridade para a segurança, tentando remover primeiro os explosivos para, só então, verificarem se algo poderá ser aproveitado das preciosas amostras.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Universo e Cosmologia
  • Exploração Espacial
  • Marte
  • Sondas Espaciais

Mais tópicos