Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

Sonda espacial já tem os dados para testar Teoria da Relatividade

Redação do Site Inovação Tecnológica - 24/08/2005

Sonda espacial já tem os dados para testar Teoria da Relatividade

Depois de 352 dias de coleta de dados, nos quais a sonda espacial completou mais de 7.000 órbitas ao redor da Terra, terminou a fase científica da Gravity Probe B, talvez o mais aguardado experimento científico desde que Albert Einstein publicou a sua Teoria da Relatividade Geral.

Agora a Gravity Probe B passou para uma fase durante a qual serão feitas uma série de calibrações, para que os cientistas possam ter certeza da precisão dos dados coletados. Essas calibrações deverão durar até o dia 30 de Agosto. Mas, se restar algum hélio líquido no tanque, esses passos poderão ser repetidos, para que a confiabilidade dos dados seja ainda maior.

Mas a análise dos dados já começou. Os cientistas esperam que o estudo detalhado das informações coletadas dure mais de um ano, seguido por um período de até seis meses para a preparação e apresentação de artigos científicos às revistas especializadas. Antes de publicar os artigos, todas as publicações científicas os submetem à análise de outros cientistas, que não participaram diretamente dos trabalhos, mas que são especialistas na área.

Todo esse processo deverá culminar na divulgação final dos resultados, prevista para acontecer em Abril de 2.007. Então, todos conheceremos os resultados do experimento científico mais preciso de todos os tempos, que deverá responder à pergunta: Einstein estava certo?

Conceitualmente, a experiência da Gravity Probe B é simples, conforme resume o coordenador da missão, Bob Kahn: "No início do experimento, nós apontamos o telescópio científico a bordo da espaçonave para uma estrela-guia, IM Pegasi, e eletricamente induzimos os eixos dos quatro giroscópios para o mesmo alinhamento. Então, no decorrer de um ano, à medida em que a espaçonave orbitava cerca de 5.000 vezes, enquanto a Terra fazia uma volta completa ao redor do Sol, os quatro giroscópios giravam livres - seus eixos de rotação sendo influenciados somente pela curvatura do espaçotempo.

"Nós mantivemos o telescópio apontado para a estrela-guia e, a cada órbita, nós gravamos o tamanho e a direção cumulativos do ângulo entre o eixo dos girscópios e o telescópio. De acordo com as previsões da Teoria Geral da Relatividade, de Einstein, ao longo de um ano, deverá se abrir um ângulo de 6,6 arcosegundos no plano da órbita da espaçonave, devido à curvatura do espaçotempo causada pela Terra, e um pequeno ângulo de 0,041 arcosegundos deverá se abrir na direção da rotação da Terra devido ao efeito de arrasto que ela exerce no espaçotempo ao seu redor, à medida em que gira."

Os dados coletados pela sonda espacial, mais 10.000 informações simultâneas, com precisão de 0,1 milisegundos, foram continuamente enviadas para a Terra e estão salvas nos computadores da missão. Estes são o chamados dados de nível 0. O primeiro passo a ser dado é separar os dados científicos das demais informações, que dizem respeito ao contínuo monitoramento de todos os sistemas da Gravity Probe B.

Quando esse passo for dado, os cientistas terão então uma base de dados, com os nomes de cada campo a que se refere cada um dos dados. Estes serão os dados de nível 1. A seguir, uma série de algoritmos serão rodados sobre esses dados, extraindo cerca de 500 elementos - dados de nível 2 - estes sim, os dados que serão efetivamente utilizados pelos cientistas para fazer sua análise.

Justamente em 2.005 comemora-se 100 anos dos primeiros trabalhos de Einstein. Ora, quem já esperou 100 anos, por que se incomodaria com uns poucos meses a mais? A espera valerá a pena, qualquer que seja a resposta.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Sondas Espaciais
  • Universo e Cosmologia
  • Exploração Espacial

Mais tópicos