Espaço

Gravity Probe B entra na fase científica e começa a testar teoria de Einstein

Redação do Site Inovação Tecnológica - 27/09/2004

Gravity Probe B entra na fase científica e começa a testar teoria de Einstein

A Gravity Probe B, uma sonda espacial que deverá testar duas previsões da Teoria Geral da Relatividade, de Albert Einsten, ultrapassou uma fase importante na última semana, tendo completado com sucesso a primeira etapa da missão. Todos os circuitos foram testados e estão operando normalmente e a sonda entra agora na fase científica, quando começam a ser feitos os experimentos para os quais ela foi lançada.

A Gravity Probe B está agora a um passo de lançar novas luzes sobre as propriedades fundamentais de nosso universo. Ela foi lançada no dia 20 de Abril deste ano. Nesses últimos quatro meses, ela esteve orbitando a Terra a mais de 600 quilômetros de altitude, testando a perfeita operação de cada um dos seus sistemas ultra-precisos. Agora ela começa a coletar os dados científicos propriamente ditos.

"Quando a Gravity Probe foi inicialmente proposta, há mais de 40 anos atrás, a tecnologia exigida para este experimento ainda não existia. Ao menos nove novas tecnologias tiveram de ser inventadas e aperfeiçoadas, com os avanços do programa somente sendo possíveis por meio de descobertas em criogenia, tecnologia de satélites sem arrasto e novas tecnologias de fabricação e medição," resume Rex Geveden, diretor do Centro Espacial Marshall, da NASA.

A sonda espacial mais avançada já feita utilizará quatro giroscópios ultra-precisos, os mais perfeitos até hoje já construídos, para testar duas previsões de Einstein, de que o espaço e o tempo são distorcidos pela presença de objetos muito grandes. Especificamente, ela irá testar dois efeitos: o efeito geodético - a quantidade pela qual a Terra dobra o espaço-tempo no qual ela reside, e o efeito de arrasto - a quantidade pela qual a rotação da Terra arrasta o espaço-tempo local ao seu redor.

A agenda da Gravity Probe B originalmente previa dois meses para inicialização, checagem e ajuste dos instrumentos, 13 meses de coleta de dados científicos e um mês para recalibração. A fase inicial acabou consumindo mais de quatro meses para se completar. Embora isso resulte em um período de coleta de dados um pouco menor do que originalmente planejado, a sonda deverá ultrapassar em muito as exigências de desempenho exigidas para o sucesso da experiência.