Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Tecnologias Java agora também em código aberto

Redação do Site Inovação Tecnológica - 06/07/2004

Tecnologias Java agora também em código aberto

A Sun MicroSystems anunciou a liberação de quatro de suas tecnologias Java no formato de código-aberto ("open-source"). Com isto os programadores do mundo todo passam a ter acesso ao código-fonte dos programas, podendo alterá-los livremente.

As tecnologias cujos códigos fontes foram liberados são: Projeto Looking Glass, Java 3D, Componentes de Integração JDesktop (JDIC) e Componentes de Rede JDesktop (JDNC). Todos estão disponíveis aos programadores através do portal www.javadesktop.org.

"O dia de hoje marca o início de uma nova era para a inovação da tecnologia Java para o ambiente de trabalho," afirmou John Loiacono, vice-presidente da empresa. "A Sun está agora lançando a base para a adoção acelerada e o desenvolvimento de tecnologias-chave para a plataforma Java, estimulando a criatividade e a liberdade de escolha."

O projeto Looking Glass é um dos mais interessantes e que já vinha chamando a atenção da comunidade de programadores desde que foi anunciado, há algumas semanas atrás. Trata-se de uma nova interface de usuário com conceito 3-D: o plano de fundo da tela passa a ser uma paisagem de fundo, que pode ser girada em 360o e pela qual o usuário pode navegar. As janelas também são objetos tridimensionais e podem não apenas ser arrastadas, mas também giradas e colocadas em qualquer posição no ambiente tridimensional.

A tecnologia Java 3D é atualmente utilizada pela NASA para controlar os robôs Spirit e Opportunity, que estão explorando Marte há mais de seis meses. Ela incorpora gráficos tridimensionais de alta qualidade e independente da plataforma em aplicativos e applets.

O projeto JDIC é voltado para a integração de ambientes de trabalho, tendo sido introduzido na versão 1.4.2 do Java. O projeto JDNC oferece aos desenvolvedores componentes de rede e suporte à conexão de dados que podem ser configurados por meio da linguagem XML.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Software Livre
  • Imagens 3-D

Mais tópicos