Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

China lança primeira rede de comunicações quântica

Com informações da Cordis - 10/08/2017

China lança primeira rede de comunicações quântica
A agência espacial canadense também está testando um satélite de comunicações quânticas.
[Imagem: Thomas Jennewein et al./SPIE]

Tecnologia quântica

A China está prestes a colocar em produção seu Projeto Jinan, a primeira rede informática à prova de ataques de hackers e bisbilhoteiros oficiais e um marco importante no desenvolvimento da tecnologia quântica.

Batizada em homenagem à cidade do leste da China onde a tecnologia foi desenvolvida, a rede deverá estar totalmente operacional até o final de agosto de 2017. Jinan será o centro da rede quântica Beijing-Shanghai devido à sua localização estratégica entre as duas principais metrópoles chinesas.

"Nós planejamos usar a rede para defesa nacional, finanças e outros campos, e esperamos disseminá-la como um piloto que, se for bem-sucedido, poderá ser usado em toda a China e em todo o mundo," comentou o professor Zhou Fei, do Instituto Jinan de Tecnologia Quântica em entrevista ao jornal britânico Financial Times.

Ao lançar a rede segura de telecomunicações, a China se tornará o primeiro país a implementar a tecnologia de comunicações quânticas em aplicações reais e em escala comercial.

Rede de comunicações quântica

A rede de comunicações quântica - conhecida como rede de Distribuição de Chaves Quânticas, ou QKD, na sigla em inglês - é mais segura do que qualquer sistema atual de comunicação eletrônica.

China lança primeira rede de comunicações quântica
Apesar da extrema sensibilidade das propriedades dos fótons, a comunicação quântica já foi demonstrada à luz do dia.
[Imagem: Cortesia Boris Hage/Albert Einstein Institut]

Ao contrário de um cabo ou fibra óptica convencionais de telefone ou internet, que podem ser rastreados sem que o remetente ou o destinatário sejam afetados, uma rede QKD alerta os dois usuários para qualquer tentativa de leitura ou adulteração no sistema assim que o evento ocorre. Isso porque a espionagem altera imediatamente as informações sendo retransmitidas, sendo o distúrbio instantaneamente reconhecível.

Na rede Jinan, cerca de 200 usuários dos setores militar, governamental, financeiro e elétrico da China poderão enviar mensagens seguras sabendo que só eles as leem. E a primeira rede de comunicações quânticas terrestre do mundo já nasce enorme, estendendo-se por mais de 2.000 km. Quando totalmente implementada, ela tornará virtualmente impossível que outros governos bisbilhotem as comunicações chinesas.

Com outro feito recente da China, quando seu satélite quântico - o primeiro do mundo - enviou uma mensagem à Terra em um canal de comunicação quântico, parece que a corrida pela superioridade quântica está verdadeiramente em andamento - e com um líder disparado.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Transmissão de Dados
  • Computação Quântica
  • Satélites Artificiais
  • Criptografia

Mais tópicos