Informática

Com informações da New Scientist - 17/08/2016

China lança primeiro satélite de comunicações quânticas
Esquema do primeiro satélite de comunicações quânticas lançado ao espaço.
[Imagem: Chinese Journal of Space Science]

Comunicação ultrassegura

A China lançou o primeiro satélite de comunicações quânticas.

O satélite de 600 kg, que decolou do Centro de Satélites de Jiuquan, no deserto de Gobi, é o primeiro dedicado inteiramente a experimentos com essa tecnologia de comunicações ultrasseguras.

O equipamento permitirá a realização de um teste extremo das propriedades estranhas da mecânica quântica, em condições muito mais exigentes do que em qualquer laboratório na Terra, e se constituirá em uma plataforma para testar tecnologias baseadas nessas propriedades.

Em última instância, o objetivo é que ele seja a pedra fundamental de uma rede de comunicações global à prova de espionagem e de hackers.

Internet quântica

Inicialmente conhecida como Satélite de Ciências Quânticas (QUESS: Quantum Science Satellite), a missão foi rebatizada como Mozi (Mo-tzu) - ou Micius - em homenagem ao filósofo chinês da antiguidade creditado como autor dos primeiros experimentos ópticos da história.

O QUESS foi construído pela equipe do professor Jian-Wei Pan, da Universidade de Ciência e Tecnologia da China em Hefei, que realizará experimentos usando fótons para testar o entrelaçamento quântico - em que as propriedades quânticas de duas partículas estão ligadas, mesmo quando separadas por qualquer distância - a uma distância recorde de 1.200 quilômetros.

A equipe também vai testar a distribuição de chaves quânticas (QKD), uma forma de comunicação segura na qual as leis da mecânica quântica impedem que bisbilhoteiros interceptem as informações. Se tudo der certo, eles esperam criar uma rede de comunicações quânticas com satélites artificiais.

"Com certeza vamos lançar mais satélites para construir uma constelação quântica de cobertura global," disse Pan.

China lança primeiro satélite de comunicações quânticas
Vários centros de pesquisas espalhados pela China já são capazes de operar com tecnologias de comunicação e criptografia quânticas.
[Imagem: Chinese Journal of Space Science]

Satélites quânticos

O satélite quântico QUESS deverá passar por três meses de testes e calibragem, quando então começarão os experimentos.

Embora algumas equipes já tenham realizado transmissões quânticas via satélite, os experimentos foram feitos aproveitando satélites construídos para outras finalidades e em condições abaixo das ideais.

Um nanossatélite para testar os princípios de uma internet quântica foi lançado recentemente por uma equipe de Cingapura e do Reino Unido, enquanto a Agência Espacial Canadense divulgou planos para construir um satélite para testar a comunicação e a criptografia quânticas.