Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Fim dos subpíxeis RGB promete multiplicar a resolução das telas

Redação do Site Inovação Tecnológica - 13/06/2017

Fim dos subpíxeis RGB promete multiplicar a resolução das telas
Cada píxel passa integralmente de uma cor a outra.
[Imagem: Daniel Franklin et al. - 10.1038/ncomms15209]

Píxel de cor contínua

Esta inovação poderá de fato revolucionar as telas - de TVs, computadores, celulares e tudo o mais.

Uma nova técnica permite ajustar a cor dos píxeis individualmente, fazendo a cor mudar de forma contínua. Isso elimina a necessidade dos subpíxeis - atualmente, todas as telas são feitas de píxeis formados por três subpíxeis, um vermelho, um verde e um azul.

"Nós podemos fazer com que um subpíxel vermelho passe para o azul, por exemplo," explicam Daniel Franklin e Debashis Chanda, da Universidade Central da Flórida, nos EUA.

O resultado é que será possível aumentar muito a densidade dos píxeis na tela, elevando a resolução para níveis inimagináveis com a tecnologia atual. E como não será mais necessário desligar subpíxeis para exibir uma cor sólida, o brilho das telas poderá ser muito maior do que das atuais.

"Em outras telas isto não é possível porque eles precisam de três filtros de cores estáticos para mostrar a cor RGB completa. Não precisamos disso mais; um único píxel, sem subpíxeis, pode ser ajustado através de uma determinada gama de cores," complementou Chanda.

Nanoestruturas

A inovação se baseia em uma técnica que a equipe apresentou em 2015, com uma tela passiva e flexível que mais se parecia com uma pele.

Fim dos subpíxeis RGB promete multiplicar a resolução das telas
A equipe agora pretende aumentar a escala dos seus protótipos para passar a tecnologia para as empresas.
[Imagem: Daniel Franklin et al. - 10.1038/ncomms15209]

Agora eles não precisam mais variar as nanoestruturas em formato de caixa de ovos que usaram no primeiro protótipo, o que era necessário para obter variações de cor. Eles descobriram que basta variar a rugosidade da superfície para obter uma gama completa de cores, usando uma única nanoestrutura.

A dupla garante que sua superfície nanoestruturada pode ser facilmente integrada na atual tecnologia de fabricação de telas, de modo que o hardware básico não precisaria ser substituído.

"Isso permite que você aproveite todas as décadas preexistentes de tecnologia LCD. Não precisamos mudar toda a engenharia que foi feita para fazer isso," disse Franklin.

Os pesquisadores agora estão trabalhando para aumentar o tamanho das suas telas para levar a tecnologia ao setor privado.

Bibliografia:

Artigo: Actively addressed single pixel full-colour plasmonic display
Autores: Daniel Franklin, Russell Frank, Shin-Tson Wu, Debashis Chanda
Revista: Nature Communications
Vol.: 8, Article number: 15209
DOI: 10.1038/ncomms15209
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Telas e Monitores
  • Fotônica
  • Imagens 3-D
  • LEDs

Mais tópicos