Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

IBM abre laboratório de pesquisas no Brasil

Redação do Site Inovação Tecnológica - 09/06/2010


Planeta inteligente

A IBM e o Governo Federal anunciaram a abertura no Brasil de um novo laboratório de pesquisas: o IBM Research - Brasil, um centro dedicado a pesquisas que "visam desenvolver tecnologias para um planeta mais inteligente".

A equipe do novo laboratório iniciará os trabalhos instalados temporariamente nos prédios da IBM em São Paulo e no Rio de Janeiro. Enquanto isso, a empresa "trabalhará com os governos locais" para determinar onde serão as futuras instalações do laboratório de pesquisas da IBM no Brasil.

O IBM Research - Brasil será o nono laboratório de pesquisas da IBM no mundo. É também o primeiro da América do Sul e o primeiro que a IBM abre nos últimos 12 anos.

O novo laboratório deverá contar com cerca de 100 pesquisadores nos próximos cinco anos. A quantidade é pequena em relação à média de 375 especialistas dos outros oito laboratórios - hoje, a empresa conta com cerca de 3.000 pesquisadores em oito laboratórios espalhados em cinco países.

Como o mundo funciona

"O IBM Research, segmento de pesquisa da IBM, resolve alguns dos maiores desafios atuais através de descobertas sobre como a ciência e a tecnologia podem melhorar a maneira como o mundo funciona", afirmou John E. Kelly III, vice-presidente da IBM e diretor do IBM Research.

"A abundância de recursos naturais e talentos técnicos no Brasil representa oportunidades únicas para pesquisar e solucionar questões cada vez mais críticas. O novo laboratório também oferece aos cientistas da IBM a oportunidade de estender sua colaboração junto a universidades, organizações governamentais e empresas no Brasil e por toda América Latina," disse ele.

Pesquisas da IBM no Brasil

A pesquisa a ser conduzida laboratório brasileiro da IBM deverá focar em:

  • descoberta, exploração e logística ligada a recursos naturais, inicialmente nas áreas de petróleo e gás e endereçando aspectos de sustentabilidade e segurança para as indústrias correlacionadas;
  • dispositivos inteligentes que podem ser criados utilizando avanços na área de semicondutores visando os desafios para construir um planeta mais inteligente. O laboratório será um centro de colaboração e inovação para empresas brasileiras e globais nas áreas de desenvolvimento e uso destes avanços.
  • sistemas humanos inteligentes, com ênfase em eventos de larga escala. O objetivo inicial deste centro é desenvolver inovações que serão usadas nos grandes eventos desportivos que serão realizados no Brasil, incluindo a copa do mundo em 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.
  • Em um segundo momento, outras áreas de possíveis pesquisas nesse laboratório poderão incluir: transporte inteligente, sistema de saúde inteligente, agricultura inteligente, assim como as tecnologias de informação necessárias para dar suporte a estas indústrias (incluindo supercomputação).

Excelência brasileira

O ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, qualificou a iniciativa da IBM como "o reconhecimento da excelência alcançada pelo País de sua produção em ciência e tecnologia e da qualidade de seus recursos humanos, reforçando nossa capacidade de executar projetos científicos e tecnológicos de padrão mundial".

Para o Ministro, a decisão da empresa "é consequência de um esforço continuado na formação de recursos humanos qualificados e no fomento às atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação, consolidado pela articulação entre a Política de Desenvolvimento Produtivo e o Plano de Ação de Ciência, Tecnologia e Inovação. O Brasil em muito se beneficiará ao ser incluído no seleto sistema de centros de tecnologia da IBM, reconhecidamente um dos mais importantes do mundo".

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Políticas de Ciência e Tecnologia
  • Inovação nas Empresas
  • Supercomputadores
  • Internet das Coisas

Mais tópicos