Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Materiais Avançados

Impressão 3-D já pode produzir peças de vidro

Redação do Site Inovação Tecnológica - 29/09/2009

Impressão 3-D já pode produzir peças de vidro
Objeto criado por impressão tridimensional usando pó de vidro.
[Imagem: University of Washington]

Impressão de protótipos

A prototipagem rápida e a impressão 3-D conquistaram seu lugar nos departamentos de projetos e até em fábricas que necessitam de produzir peças em pequenos lotes. Já existem até impressoras 3-D open source para quem quer ter sua própria fábrica em casa.

Esses equipamentos tradicionalmente produzem as peças a partir de resinas poliméricas. Apenas recentemente tornou-se possível construir protótipos por impressão de cerâmica.

Impressoras tridimensionais

Agora, uma equipe de engenheiros e artistas da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, desenvolveu uma técnica para a criação de objetos de vidro por meio de impressão. A técnica permite que o vidro seja utilizado em uma impressora 3-D normal.

"Agora tornou-se claro para nós que, se pudermos transformar qualquer material em um pó com partículas de cerca de 20 micrômetros, então poderemos imprimir usando praticamente qualquer coisa," explica Mark Ganter, ele próprio membro da equipe que já havia lançado a impressão 3-D com cerâmica.

As impressoras tridimensionais são usadas como um forma barata e rápida para construir protótipos de peças. Em um sistema típico de impressão 3-D, uma fina camada de pó é aspergida sobre a plataforma de impressão. A seguir, uma impressora parecida com as impressoras jato de tinta deposita gotículas de um ligante somente onde necessário. O ligante reage com o pó, fazendo com que as partículas se liguem e curem, formando o objeto 3-D.

Impressão 3-D com vidro

O desafio com o vidro é que as partículas de vidro não absorvem líquidos. Se for usado um ligante tradicional, a peça resultante terá a consistência de uma gelatina.

A solução precisou de alterações radicais: um novo ligante, alteração na proporção entre o pó e o ligante e, após a impressão, levar as peças ao forno para queimar, como se fosse uma peça de cerâmica.

Os pesquisadores não patentearam a solução e vão disponibilizar a receita do ligante e todos os detalhes adicionais para que qualquer pessoa ou empresa possa utilizar a nova técnica em sua própria impressora 3-D.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Impressão 3D
  • Vidros
  • Imagens 3-D
  • Polímeros

Mais tópicos