Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Mercosul cria grupo para tratar de economia digital

Com informações da Agência Brasil - 27/12/2017


Agenda Digital

O Mercosul vai criar um grupo para discutir possibilidades de acordos e ações conjuntas relativas à economia digital e ao comércio eletrônico.

A equipe, que se autodenominou Grupo Agenda Digital, ficará responsável pelas questões relativas à internet, tecnologias da informação e da comunicação e comércio eletrônico. Os participantes deverão apresentar um plano de trabalho com assuntos, debates e possibilidades de medidas no primeiro semestre de 2018.

O Conselho do Mercado Comum, uma instância do Mercosul, também analisa a possibilidade de implantação de um acordo sobre compras governamentais dentro do bloco. A intenção é determinar regras comuns sobre requisitos e procedimentos a serem adotados pelas administrações públicas na aquisição de bens e serviços. Os regulamentos também devem tratar de quais empresas podem concorrer e em que condições.

Segundo o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Aloysio Nunes, para chegar a um acordo os membros ainda precisam resolver como lidar com algumas especificidades e citou como exemplo a forma de governo do Paraguai, país organizado de maneira mais centralizada e não federativa, como Brasil e Argentina.

"Há uma distância entre a posição do Paraguai e a dos demais membros do bloco. Há discrepâncias de estruturas institucionais entre os países e isso leva a uma falta de entendimento, mas que pode ser resolvida no reconhecimento das especificidades", disse o ministro brasileiro.

União Europeia

Os chanceleres do Mercosul voltaram a falar sobre o acordo com a União Europeia, maior negociação em curso do bloco com outras regiões.

Os responsáveis pelas tratativas já chegaram a 90% da cobertura e que há grande expectativa de alcançar um termo comum.

"As negociações vêm sendo intensas no último mês. Esse é um acordo que pode ter significado extraordinário para os dois blocos", disse o ministro das relações exteriores da Argentina, Jorge Faurie.

Mercosul

O Mercosul é um bloco econômico formado por Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai, com a Venezuela suspensa. Também fazem parte do grupo, como Estados associados, a Bolívia (em processo de adesão), o Chile, a Colômbia, o Equador, o Peru, a Guiana e o Suriname.

Esta última reunião do ano encerrou a presidência pro tempore do Brasil, exercida ao longo do segundo semestre deste ano. Pelo rodízio, o comando do bloco em 2018 será assumido pelo Paraguai.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Políticas de Ciência e Tecnologia
  • Segurança da Informação
  • Transmissão de Dados
  • Software e Programação

Mais tópicos