Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Mecânica

NASA apresenta projeto final de avião supersônico

Redação do Site Inovação Tecnológica - 27/06/2017

NASA apresenta modelo de avião supersônico silencioso
Desenho final do Avião X da NASA, um supersônico silencioso.
[Imagem: NASA/Lockheed Martin]

Avião supersônico silencioso

A NASA apresentou o modelo final do seu avião supersônico silencioso, anunciado há pouco mais de um ano.

O resultado é fruto do trabalho do programa QueSST (Quiet Supersonic Transport - Transporte Supersônico Silencioso), cujo objetivo é viabilizar um jato de passageiros que possa atingir velocidades supersônicas sobre a terra, ao contrário do Concorde, que só ultrapassava a velocidade do som sobre o mar por causa da explosão sônica - ou boom sônico -, que poderia destruir janelas e causar outros acidentes.

O avião supersônico, que a NASA chama de X-Avião - ou X-59 -, está sendo projetado para, ao ultrapassar a velocidade do som, gerar apenas uma "batida" suave, e não um estrondo com potencial destrutivo. Em velocidades normais, ele deverá ter o mesmo padrão de ruído que os aviões convencionais.

X-Avião real

O protótipo deverá voar sobre áreas residenciais para permitir coletar os dados necessários para que as autoridades reguladoras avaliem o voo supersônico sobre a terra nos Estados Unidos e em outros lugares do mundo.

Ele será baseado no modelo em escala, medindo 1,8 x 2,4 metros, construído pela Lockheed Martin, que passou pelos primeiros testes de velocidade supersônica no túnel de vento do Centro de Pesquisa Glenn, da NASA.

"Gerenciar um projeto como este tem a ver com superar um marco depois do outro. Nossa forte parceria com a Lockheed Martin nos ajudou a chegar até este ponto. Agora estamos um passo mais perto de construir um X-avião real," disse David Richwine, gerente do projeto QueSST.

Até o final do ano a NASA deverá divulgar o processo de solicitação de propostas para construção de um modelo monomotor pilotado do avião X. A previsão é que o contrato seja assinado no início de 2018 e os primeiros testes de voo do avião supersônico comecem em 2021.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Aviões
  • Veículos Híbridos e Elétricos
  • Exploração Espacial
  • Veículos Híbridos e Elétricos

Mais tópicos