Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Energia

Turbinas sem hélices prometem revolucionar energia eólica

Com informações do Jornal da USP - 26/02/2024

Turbinas eólicas sem hélices
Protótipo de turbina eólica sem hélices da Vortex - os dois terços superiores da turbina vibram com a passagem do vento.
[Imagem: Vortex Bladeless/Divulgação]

Turbinas eólicas sem pás

Nem bem começaram a ocupar seu espaço, as fazendas eólicas, com seus gigantescos cataventos, logo poderão ter um aspecto completamente diferente, graças a uma nova tecnologia de geradores eólicos sem hélices.

Em vez de gigantescas hélices, que coletam o vento e movimentam um gerador elétrico comum, instalado na nacele, as turbinas eólicas sem hélices aproveitam a energia eólica vibrando com a passagem do vento, gerando energia de forma mais eficiente.

Os benefícios desta tecnologia são inúmeros. Primeiro, ela promete ser cerca de 30% mais barata do que as turbinas convencionais, graças aos menores custos de instalação e de manutenção. Além disso, essas turbinas sem hélices são capazes de operar em locais com velocidades de vento menores, onde os geradores convencionais não seriam eficazes.

Outro aspecto notável é a sua capacidade de operar silenciosamente - pode não parecer, mas as turbinas eólicas com hélices fazem um ruído gigantesco, que incomoda pessoas e animais. E, por apenas vibrarem, as turbinas sem hélices não representam ameaça aos animais voadores, como pássaros, morcegos e insetos.

A empresa emergente espanhola Vortex Bladeless já está testando 100 protótipos pré-comerciais, para analisar a viabilidade técnica e econômica e o potencial de aplicação da nova tecnologia.

A turbina eólica sem hélices da Vortex é projetada para oscilar com o vento, um processo conhecido como vibração induzida por vórtice. Esta oscilação é então convertida em energia elétrica, um processo que se adapta rapidamente às mudanças repentinas de vento, tornando-o ideal para ambientes urbanos.

Turbinas eólicas sem pás
Protótipos da turbina eólica aerodinâmica da Aeromine.
[Imagem: Aeromine]

Vibração induzida por vórtice

A empresa norte-americana Aeromine Technologies, por sua vez, desenvolveu um sistema no qual uma turbina sem pás gera 50% mais energia do que o mesmo custo de painéis solares tradicionais instalados no telhado, e usando apenas 10% da área. Este avanço não só melhora a eficiência energética, como também lida com as limitações dos painéis solares, como uma eficiência limitada e a necessidade de grandes quantidades de painéis para produção de energia em escala comercial.

A turbina da Aeromine, embora ainda cercada por certo mistério em relação às suas especificações exatas, já mostrou ser capaz de gerar uma quantidade substancial de energia, com uma capacidade estimada de 5 kW, equivalente à geração de energia de cerca de nove painéis solares residenciais atualmente disponíveis. Essas turbinas de pequeno porte apresentam um enorme potencial para residências e empresas.

Aceitação no mercado

Como em qualquer inovação, é essencial abordar também os desafios e limitações. A viabilidade a longo prazo e a integração das turbinas sem hélices em diferentes ambientes ainda precisam ser estudadas. Além disso, a aceitação do mercado e a adaptabilidade das infraestruturas existentes são fatores cruciais para o sucesso de qualquer tecnologia.

De qualquer modo, as turbinas eólicas sem hélices representam um avanço significativo na busca por soluções de energia limpa e eficiente. Com suas vantagens em termos de custo, eficiência e impacto ambiental, essas inovações têm o potencial de transformar a paisagem da geração de energia eólica.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Energia Eólica
  • Aviões
  • Fontes Alternativas de Energia
  • Energia Solar

Mais tópicos