Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Energia

Turbina eólica aerodinâmica é 50% mais eficiente do que turbinas com pás

Redação do Site Inovação Tecnológica - 19/10/2022

Turbina eólica imóvel é 50% mais eficiente do que turbinas com pás
A empresa Basf aceitou o desafio de testar o sistema em uma de suas fábricas.
[Imagem: Aeromine]

Turbina eólica sem movimento

A empresa emergente Aeromine anunciou ter firmado contrato para que a alemã Basf teste em uma de suas fábricas uma nova tecnologia de "turbinas eólicas sem movimento".

Ao contrário dos inúmeros desenhos de turbinas eólicas, que sempre apresentam partes móveis visíveis, sejam hélices ou outras estruturas acompanhando o fluxo do vento, as turbinas da Aeromine não têm uma parte móvel aparente.

Em vez disso, a turbina tira proveito dos efeitos aerodinâmicos, usando estruturas semelhantes aos aerofólios dos carros de corrida, que capturam e amplificam o fluxo de ar.

Esse fluxo concentrado de vento é então direcionado para um sistema na base da turbina, formado por um catavento autocontido e, no seu centro, o gerador de eletricidade propriamente dito.

Ou seja, apesar de a empresa chamar sua tecnologia de "turbina eólica sem movimento", só não há movimento aparente.

Instaladas na borda de um edifício, voltadas para a direção predominante do vento, essas turbinas silenciosas e de baixa manutenção podem gerar até 50% mais energia com o mesmo custo que a energia solar fotovoltaica no telhado.

Turbina eólica
Estrutura interna da turbina eólica "sem movimento".
[Imagem: Aeromine]

Maior eficiência

Segundo a empresa, usando apenas 10 por cento do espaço do telhado necessário para painéis solares, o sistema estacionário gera energia 24 horas por dia em qualquer clima.

"A combinação da solução eólica da Aeromine com a energia solar no telhado pode gerar localmente até 100% das necessidades de energia de um edifício, ao mesmo tempo minimizando a necessidade de armazenamento de energia," disse a empresa.

A combinação proposta pela empresa consiste em um conjunto entre 20 e 40 unidades do seu gerador sem movimento, cada um dos quais gerando eletricidade equivalente a 16 painéis solares.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Energia Eólica
  • Energia Solar
  • Fontes Alternativas de Energia
  • Aviões

Mais tópicos