Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Energia

Energia das ondas é extraída com eficiência ótima usando giroscópios

Redação do Site Inovação Tecnológica - 19/02/2026

Energia das ondas é extraída com eficiência ótima usando giroscópios
Diagrama esquemático do conversor giroscópico de energia das ondas.
[Imagem: Takahito Iida et al. - 10.1017/jfm.2026.11172]

Energia das ondas do mar

As ondas do mar estão entre as fontes de energia renovável mais abundantes do planeta, mas aproveitar sua energia de forma eficiente continua sendo um grande desafio. Os dispositivos testados até agora trabalham com eficiência apenas dentro de uma faixa estreita de condições de ondas, e essas condições variam quase o tempo todo.

Em busca de um conversor mais versátil, o professor Takahito Iida, da Universidade de Osaka, no Japão, teve uma ideia: Usar um giroscópio para detectar as características das ondas oceânicas em tempo real, e usar essa informação para ajustar o mecanismo responsável por coletar a energia das ondas e transformá-las em eletricidade.

O resultado é o que Iida chama de "conversor giroscópico de energia das ondas", que usa um volante giratório (uma roda voadora, ou flywheel) montado dentro de uma estrutura flutuante. Este sistema giroscópico pode ser ajustado para absorver energia de forma eficiente em uma ampla gama de frequências de ondas.

A chave para a absorção de energia é a chamada precessão giroscópica, que é o movimento que ocorre quando um objeto giratório é submetido a uma força externa. À medida que as ondas fazem a estrutura flutuante oscilar (mover-se para cima e para baixo), o volante giratório responde precessando (mudando a direção de rotação), o que aciona um gerador e, consequentemente, produz eletricidade.

"Os dispositivos de energia das ondas frequentemente enfrentam dificuldades porque as condições oceânicas estão em mudança constante," comentou Iida. "No entanto, um sistema giroscópico pode ser controlado de forma a manter uma alta absorção de energia, mesmo com a variação da frequência das ondas."

Energia das ondas é extraída com eficiência ótima usando giroscópios
Comparação entre diferentes tipos de conversores de energia das ondas: Um absorvedor pontual, um do tipo pêndulo e, finalmente, o conversor giroscópico.
[Imagem: Takahito Iida et al. - 10.1017/jfm.2026.11172]

Gerador giroscópico

O pesquisador analisou cuidadosamente a interação entre as ondas do mar, o corpo flutuante e o giroscópio, o que lhe permitiu identificar parâmetros ótimos para ajustar tanto a velocidade rotacional da roda voadora quanto do gerador propriamente dito.

Os resultados demonstraram que o conversor giroscópico de energia das ondas pode atingir a eficiência máxima de absorção de energia de um meio em qualquer frequência de onda, desde que o sistema esteja devidamente ajustado.

O gerador manteve alta eficiência perto de sua frequência de ressonância, o que significa que a frequência na qual ele absorve a energia das ondas corresponde ao padrão natural do oceano.

"Esse limite de eficiência é uma restrição fundamental na teoria da energia das ondas," explicou Iida. "O que é empolgante é que agora sabemos que ele pode ser alcançado em uma ampla faixa de frequências, não apenas em uma única condição de ressonância."

Bibliografia:

Artigo: Linear analysis of a gyroscopic wave energy converter: absorbing half of the wave energy over broadband frequencies
Autores: Takahito Iida
Revista: Journal of Fluid Mechanics
DOI: 10.1017/jfm.2026.11172
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Fontes Alternativas de Energia
  • Geração de Energia
  • Energia Eólica
  • Energia Solar

Mais tópicos