Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Energia

Gerador flutuante extrai duas vezes mais energia das ondas do mar

Redação do Site Inovação Tecnológica - 01/09/2021

Gerador flutuante extrai duas vezes mais energia das ondas do mar
Além de dobrar a produção de eletricidade, outra grande vantagem do sistema está na simplificação do projeto.
[Imagem: Han Xiao et al. - 10.1016/j.apenergy.2021.117423]

Energia das ondas

Engenheiros australianos projetaram um novo gerador que pode dobrar a energia colhida das ondas do mar, abrindo caminho para a viabilização dessa fonte de energia limpa.

"Embora a energia eólica e a energia solar dominem o mercado de energias renováveis, elas estão disponíveis apenas 20-30% do tempo. A energia das ondas está disponível 90% do tempo, em média, e a potência potencial contida nas ondas no litoral é imensa," argumenta o professor Xu Wang, da Universidade RMIT.

De fato, as estimativas indicam que o potencial inexplorado da energia das ondas oceânicas costeiras em todo o mundo é equivalente à produção de eletricidade global hoje.

Mas os desafios de desenvolver tecnologias que possam extrair essa energia natural com eficiência e resistir ao ambiente agressivo da água salgada têm mantido a energia das ondas estagnada em estágio experimental.

Gerador de eletricidade flutuante

Gerador flutuante extrai duas vezes mais energia das ondas do mar
Protótipo em escala de laboratório testado pela equipe.
[Imagem: RMIT University]

A proposta do Dr. Wang e seus alunos para que o mundo possa surfar na energia renovável das ondas está em uma turbina dupla que flutua em sincronia com o movimento das ondas e ainda captura sua energia.

Esta é uma simplificação drástica em relação aos sistemas construídos até agora, que dependem de sensores, computadores de controle e atuadores para sincronizar os geradores com as ondas, sempre variáveis.

Duas rodas de turbina, colocada uma sobre a outra e girando em direções opostas, são conectadas a um gerador por meio de um eixo e um sistema de transmissão acionado por correia e polia.

O gerador é colocado dentro de uma boia acima da linha d'água, para mantê-lo fora da água do mar, que é muito corrosiva, estendendo a vida útil do equipamento.

"Com nossas exclusivas rodas de turbina dupla em contrarrotação, este protótipo pode dobrar a potência de saída obtida das ondas do mar, em comparação com outras tecnologias experimentais de absorção pontual," disse o professor Wang, que construiu o protótipo com a colaboração de uma equipe da Universidade Beihang, na China.

O protótipo foi testado com sucesso em escala de laboratório e a equipe está agora em contato com parceiros da indústria para testar um modelo em escala real e trabalhar para sua viabilidade comercial.

Bibliografia:

Artigo: Study of a novel rotational speed amplified dual turbine wheel wave energy converter
Autores: Han Xiao, Zhenwei Liu, Ran Zhang, Andrew Kelham, Xiangyang Xu, Xu Wang
Revista: Applied Energy
DOI: 10.1016/j.apenergy.2021.117423
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Fontes Alternativas de Energia
  • Geração de Energia
  • Energia Solar
  • Exploração Marítima

Mais tópicos