Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Energia

Tirando energia das ondas: Das ondas do mar às ondas das roupas

Redação do Site Inovação Tecnológica - 23/09/2022

Tirando energia das ondas: Das ondas do mar às ondas das roupas
Estruturas grandes e flexíveis são mais baratas de construir e implantar.
[Imagem: Besiki Kazaishvili/NREL]

Gerador que vai com as ondas

Engenheiros do Laboratório Nacional de Energias Renováveis dos EUA acreditam ter inventado uma nova forma de geração de eletricidade ambientalmente amigável que é mais versátil do que qualquer coisa de que se dispõe hoje.

Trata-se de uma espécie de aba flexível, que pode ser impulsionada por virtualmente qualquer tipo de movimento ondulatório.

E não há limites de tamanho: A tecnologia pode ser acionada por ondas como as que o tecido das suas roupas faz quando você anda ou pelas ondas do mar ou pelo movimento das marés.

Com isto, a equipe vislumbra roupas que recarregam seu relógio ou celular enquanto você anda, prédios que acendem suas luzes com as vibrações que recebem do vento, estradas que extraem energia do atrito criado pelo movimento dos carros e estruturas flexíveis que mudam de forma nas ondas do mar para gerar eletricidade limpa.

A equipe batizou sua tecnologia de DEEC-Tec (pronuncia-se dec-tec), uma sigla em inglês para tecnologias de conversão de energia integrada distribuída.

E a ideia é começar do maior para o menor, demonstrando o conceito na geração de eletricidade a partir das ondas do mar.

Tirando energia das ondas: Das ondas do mar às ondas das roupas
Os conversores de energia incorporados distribuídos podem ser construídos em várias formas, como cobras e balões, para capturar energia de uma ampla variedade de ambientes.
[Imagem: Besiki Kazaishvili/NREL]

Conversores celulares

Para entender o funcionamento deste sistema de geração de eletricidade, imagine uma cobra d'água. Essa cobra pode nadar graças a uma intrincada rede de células musculares flexíveis.

A tecnologia DEEC-Tec imita essa arquitetura, com conversores de energia individuais trabalhando juntos, como células musculares, para criar uma estrutura maior, muito parecida com a cobra do mar. O resultado é um conversor de energia flexível, que pode ser fabricado na dimensão desejada.

Esses minúsculos conversores de energia podem formar a base de tecidos, divisórias, estruturas de suporte e muito mais, viabilizando uma variedade de estruturas de conversão de energia. Por exemplo, os conversores de energia das ondas podem parecer balões que se contraem e se expandem, cobras que ondulam ou pás que se torcem e dobram para aproveitar a energia das ondas do oceano.

Uma das grandes vantagens é que esses conversores flexíveis conseguem capturar e converter ondas em energia utilizável em toda a sua extensão. Assim, não importa onde ou como a energia das ondas interage com a estrutura, ou qual seja o tamanho da onda que vem, os conversores de energia estarão lá para transformar a onda em energia.

Além disso, como um conversor flexível não concentra a energia mecânica da onda em um único componente - como o eixo de um gerador rotativo ou o cilindro de um pistão hidráulico -, eliminam-se riscos de quebra e paradas para manutenção, diminui-se o desgaste e ainda torna todo o sistema mais barato de construir e de lançar no mar.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Geração de Energia
  • Fontes Alternativas de Energia
  • Exploração Marítima
  • Energia Solar

Mais tópicos