Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Nave europeia queima-se em reentrada na atmosfera

Redação do Site Inovação Tecnológica - 04/10/2012

Nave europeia queima-se em reentrada na atmosfera
A oitava manobra de reforço da órbita feita pelo ATV-3 durou 40 minutos e elevou a Estação Espacial a novas alturas - um recorde de 405 x 427 km acima da superfície da Terra.
[Imagem: ESA/NASA]

ATVs

O ATV-3 - Veículo de Transferência Automatizado -, da ESA, a nave de carga Edoardo Amaldi, completou a parte final de sua bem-sucedida missão de seis meses a serviço da Estação Espacial Internacional.

Repleta de lixo da Estação, ela reentrou na atmosfera nesta quarta-feira, incendiando-se como previsto, no sul do Oceano Pacífico, longe de rotas marítimas.

Veículos de Transferência Automatizados (ATVs) são naves não-tripuladas, atualmente os maiores veículos de reabastecimento capazes de se acoplar à Estação Espacial.

São também os mais pesados veículos espaciais, pesando mais de 20 toneladas no lançamento.

Recorde de altitude da Estação

Além de levar e trazer carga, os ATVs funcionam como rebocadores espaciais, deslocando as 400 toneladas da Estação Espacial para altitudes mais elevadas ou desviando-a do caminho de lixos espaciais.

Durante o período em que esteve acoplado, o ATV-3 realizou nove manobras de reposicionamento da órbita da Estação, para compensar os efeitos da resistência da atmosfera.

Sem estas manobras de reposicionamento feitas pelo ATV e pelos veículos russos Progress, a Estação acabaria por cair de volta na Terra.

A 22 de agosto, a oitava manobra de reforço da órbita feita pelo ATV-3 durou 40 minutos (quase metade uma órbita) e elevou a Estação a novas alturas - um recorde de 405 x 427 km acima da superfície da Terra.

Durante a sua missão, o Edoardo Amaldi transportou cerca de sete toneladas de combustível, oxigênio, ar e água, bem como equipamentos científicos, peças de reposição, mantimentos, roupas e alimentos para os astronautas que circundam a Terra - a carga seca consistiu em mais de uma centena de sacos, empacotados em oito paletes.

Voo livre

Os ATVs executam todas as manobras, incluindo a acoplagem, de forma autônoma, sob vigilância do seu centro de controle em Toulouse, na França, dirigido conjuntamente pela ESA e pelo CNES, o centro espacial francês.

Até esta semana, os ATVs e os veículos russos Soyuz e Progress são os únicos veículos capazes de se acoplar à Estação de uma maneira totalmente autônoma, com sistemas de redundância internos.

No próximo dia 7 de Outubro, está agendado o lançamento da primeira nave privada norte-americana capaz de fazer o mesmo.

Durante os seis meses que o ATV-3 passou na Estação, disponibilizou 48 metros cúbicos de espaço extra para os astronautas.

O ATV-3 foi lançado em 23 de Março, levado por um foguete Ariane 5, e atracou à Estação Espacial cinco dias depois.

O veículo europeu separou-se da Estação em 28 de Setembro e, depois de um curto voo livre, entrou numa trajetória de reentrada segura.

O Edoardo Amaldi e os seus resíduos entraram em combustão na alta atmosfera, sem causar qualquer dano, à 01:30 GMT.

Einstein e Lemaitre

A próxima missão de entrega de mantimentos será feita pelo sucessor do ATV Edoardo Amaldi, o ATV Albert Einstein.

Ele já chegou ao Porto Espacial Europeu, em Kourou, na Guiana Francesa, no dia 19 de setembro. Seu lançamento está programado para abril de 2013.

O próximo, o ATV Georges Lemaitre, nomeado em homenagem ao pai da Teoria do Big Bang, está sendo montado e o seu lançamento está programado para abril de 2014.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Estação Espacial Internacional
  • Exploração Espacial
  • Foguetes
  • Corpos Celestes

Mais tópicos