Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

Primeira espaçonave privada irá se atracar à ISS em Dezembro

Redação do Site Inovação Tecnológica - 27/07/2011

Primeira espaçonave privada irá se atracar à ISS em Dezembro
Aparentemente a pressão feita sobre a agência espacial norte-americana com o fim do programa dos ônibus espaciais levou a uma antecipação da primeira missão privada à Estação Espacial Internacional.
[Imagem: SpaceX]

Privatização espacial

A NASA e a SpaceX parecem ter chegado a um acordo para a primeira missão privada para a Estação Espacial Internacional.

Apenas um ano depois de seu primeiro teste, a nave Dragon deverá ser lançada no dia 30 de Novembro e se atracar à Estação no dia 7 de Dezembro.

NASA e SpaceX já possuem um contrato que prevê 12 voos de carga, a serem realizados entre 2012 e 2015.

Aparentemente a pressão feita sobre a agência espacial norte-americana com o fim do programa dos ônibus espaciais levou a uma antecipação do primeiro voo.

Hoje, os Estados Unidos "estão no chão", como se diz no jargão aeroespacial, dependendo inteiramente dos seus parceiros russos, japoneses e europeus.

Mudança de planos

O lançamento e atracação com a Estação também é uma novidade.

A ideia original era seguir os passos dos programas anteriores da NASA, fazendo um primeiro voo de aproximação e, tudo correndo bem, partir para a atracação em outra missão.

"Nós concordamos tecnicamente com a SpaceX que queremos combinar esses voos," disse William Gerstenmaier, administrador de operações espaciais da NASA. "Estamos fazendo todo o planejamento para termos essas missões combinadas, mas ainda não lhes demos a aprovação formal."

Foguetes privados

O lançamento deverá ser feito a bordo de um foguete Falcon 9, da própria SpaceX.

Mas a empresa quer fazer voos mais altos, e já prepara o seu Falcon Heavy que deverá ser o foguete mais potente do mundo.

Mesmo se tudo der certo, os Estados Unidos continuarão dependendo dos seus parceiros para voos tripulados, porque a Dragon é uma nave cargueira.

Ou, pelo menos era assim no planejamento inicial. No início deste ano, a empresa comentou em nota que "astronautas voando a bordo da Dragon estariam consideravelmente mais seguros" do que nos ônibus espaciais.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Estação Espacial Internacional
  • Foguetes
  • Exploração Espacial
  • Sondas Espaciais

Mais tópicos