Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Recorde mundial de dados por fibra óptica dobra para 22,9 petabits por segundo

Redação do Site Inovação Tecnológica - 05/12/2023

Recorde mundial de dados por fibra óptica dobra para 22,9 petabits por segundo
Sistemas de processamento de sinais utilizados, juntamente com o receptor MIMO.
[Imagem: NICT]

Recorde de transmissão de dados

Engenheiros japoneses detonaram o recorde anterior de transmissão de dados, disparando 22,9 petabits por segundo (1015 bits/s) através de uma única fibra óptica.

Para ter uma ideia do significado deste recorde, basta ver que ele é 20 vezes o tráfego global da internet por segundo e se lembrar que o recorde histórico de 1 petabit por segundo foi estabelecido há pouco mais de um ano.

A mesma equipe do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicações (NICT), no Japão, já havia demonstrado uma transmissão de 10,66 petabits por segundo (Pb/s) usando um esquema de transmissão mais simples.

O novo recorde foi alcançado combinando as mais recentes tecnologias de transmissão de dados em fase de pesquisa, chamadas Multiplexação por Divisão Espacial (SDM) em larga escala e Multiplexação por Divisão de Comprimento de Onda (WDM) multibanda, demonstrando um caminho possível para as futuras redes de comunicação óptica.

Recorde mundial de dados por fibra óptica dobra para 22,9 petabits por segundo
É mais de 1.000 vezes a taxa de dados dos sistemas de comunicação de fibra óptica atuais.
[Imagem: NICT]

Processamento de sinais

Até o momento, a instituição japonesa demonstrou a Multiplexação por Divisão Espacial (SDM) com mais de 100 canais espaciais, combinando tecnologias de transmissão de fibra multinúcleo (MCF) e fibra multimodo, bem como WDM multibanda com uma largura de banda total de 20 THz.

No entanto, exceto para casos de distância muito curta (1 km), o uso combinado de WDM e SDM multibanda só foi demonstrado para MCFs de quatro núcleos desacoplados. Para combinar WDM e SDM multibanda com fibras de grande contagem de canais espaciais (por exemplo, 114 canais com uma fibra de 3 modos de 38 núcleos), é necessário um receptor MIMO compatível com multibanda.

MIMO (sigla em inglês para múltiplas entradas e múltiplas saídas) é uma técnica de processamento de sinal usada para eliminar interferências de múltiplos caminhos, usado em comunicações sem fio. Ela também é usada em sistemas de comunicação óptica SDM para eliminar a interferência de sinal entre diferentes núcleos da fibra (no caso de MCFs acopladas aleatoriamente) e diferentes modos (no caso de fibras multimodo).

Foi este aparelho que a equipe aprimorou agora, viabilizando o novo recorde.

A capacidade de transmissão medida para cada núcleo da fibra óptica variou de 0,3 a 0,7 petabits por segundo, levando a uma capacidade total de transmissão de 22,9 petabits por segundo. A taxa de dados alcançada inclui uma carga extra para levar um código de correção de erros - sem o código de erro, a taxa alcançada foi de 24,7 Pb/s, o que é mais de 1.000 vezes a taxa de dados dos sistemas de comunicação de fibra óptica atuais.

Bibliografia:

Artigo: 22.9 Pb/s Data-Rate by Extreme Space-Wavelength Multiplexing
Autores: B. J. Puttnam, M. van den Hout, G. Di Sciullo, R. S. Luis, G. Rademacher, J. Sakaguchi, C. Antonelli, C. Okonkwo, H. Furukawa
Revista: Proceedings of the European Conference on Optical Communication (ECOC 2023)
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Transmissão de Dados
  • Armazenamento de Dados
  • Computadores
  • Inteligência Artificial

Mais tópicos