Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Recorde mundial: Dados são transmitidos a 1 petabit por segundo

Redação do Site Inovação Tecnológica - 03/06/2022

Recorde mundial: Dados são transmitidos a 1 petabit por segundo
As fibras multinúcleo parecem mais complicadas, mas o hardware usado por elas é mais simples.
[Imagem: Benjamin J. Puttnam et al. (2022)/NICT]

Petabits por segundo

Pesquisadores do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicações (NICT), no Japão, fizeram a primeira demonstração do mundo da transmissão de dados a uma velocidade superior a 1 petabit por segundo (1015 bits) usando componentes compatíveis com a tecnologia atual.

A demonstração foi feita usando uma fibra óptica multinúcleo (MCF: MultiCore Fiber) com um diâmetro padrão da indústria (0,125 mm).

Em 2020, a mesma equipe já havia batido a marca de 1 petabit por segundo, mas usando uma fibra óptica multimodo de núcleo único.

Embora a transmissão de dados pela fibra de núcleo único seja mais fácil de ser realizada em laboratório, ela não têm-se mostrado adequada para implementação prática porque demanda uma quantidade de equipamentos muito maior, que são dispensáveis no caso das fibras multinúcleo.

O sistema de transmissão construído agora suporta uma largura de banda óptica recorde - superior a 20 THz - usando a tecnologia de multiplexação por divisão de comprimento de onda (WDM: Wavelength Division Multiplexing).

A demonstração incorpora as janelas de transmissão de fibra óptica adotadas comercialmente, conhecidas como bandas C e L, e ainda estende a largura de banda de transmissão para incluir a banda S, só recentemente explorada.

O sistema alcançou 1,02 petabit por segundo ao longo de 51,7 km de fibras. Para comparação, a marca anterior alcançou 610 terabits por segundo, mas usando apenas parte da banda S.

Recorde mundial: Dados são transmitidos a 1 petabit por segundo
A velocidade de transmissão de dados tem superado o aumento na velocidade de processamento dos computadores.
[Imagem: Benjamin J. Puttnam et al. (2022)/NICT]

 

Fibras multimodo e multinúcleos

Foram transmitidos 801 canais em diferentes comprimento de onda através de cada núcleo de uma fibra de 4 núcleos, mas que tem o mesmo diâmetro de revestimento de uma fibra óptica padrão. Essas fibras são compatíveis com as tecnologias de cabeamento atuais e não requerem o processamento de sinal complexo necessário para desembaralhar sinais em fibras multimodo, o que significa que é possível usar o hardware de transceptor convencional.

Nos anos recentes, foram propostas fibras avançadas com o mesmo diâmetro de revestimento das fibras ópticas monomodo padrão, mas capazes de suportar múltiplos caminhos de propagação. Essas fibras podem multiplicar a capacidade de transmissão, mas ainda são compatíveis com os processos de fabricação existentes e surgiram como um provável candidato para a adoção comercial de curto prazo.

Mas a equipe japonesa já está uma geração à frente, uma vez que acredita-se que as fibras ópticas de 4 núcleos sejam as prováveis substitutas dessas ainda futuras fibras ópticas avançadas.

Já as fibras multimodo de núcleo único, como as usadas no recorde anterior, requerem um complexo processamento de sinal digital, conhecido como MIMO (sigla em inglês para múltiplas entradas e múltiplas saídas), para desembaralhar os sinais que são misturados durante a transmissão. Assim, sua eventual implementação prática exigirá o desenvolvimento em larga escala de circuitos integrados dedicados para fazer esse trabalho.

Bibliografia:

Artigo: 1 Pb/s Transmission in a 125?m diameter 4-core MCF
Autores: Benjamin J. Puttnam, Ruben S. Luís, Georg Rademacher, Yoshinari Awaji, Hideaki Furukawa
Revista: 41st International Conference on Laser and Electro-Optics (CLEO) 2022
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Transmissão de Dados
  • Fotônica
  • Microeletrônica
  • Computação Quântica

Mais tópicos