Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Energia

Superlaser da Estrela da Morte pode ser construído com diamante

Redação do Site Inovação Tecnológica - 13/04/2017

Superlaser da Estrela da Morte pode ser construído com diamante
Resta torcer para que isto não seja o início da repetição na vida real da ficção vista no cinema.
[Imagem: StarWars.com]

Combinação de lasers

O superlaser concentrado emitido pela Estrela da Morte, de Guerra nas Estrelas, pode não ficar restrito à ficção científica.

Aaron McKay e seus colegas da Universidade Macquarie, na Austrália, descobriram que é possível multiplicar a potência de um conjunto de lasers usando um diamante.

A chave para gerar um feixe laser de alta potência é colocar um cristal de diamante ultrapuro no ponto de convergência dos múltiplos feixes.

O feixe combinado é obtido no diamante pelo que os pesquisadores chamam de "efeito cooperativo do cristal", que faz com que os feixes individuais transfiram sua potência em uma direção selecionada, ao mesmo tempo que evitam os problemas de distorção dos feixes individuais.

Transferência de potência

A combinação de diversos feixes de laser por um diamante é uma alternativa inovadora para outros conceitos que já estão sendo testados por diversas equipes, com a vantagem inédita de que o processo também muda a cor do feixe de laser.

"O comprimento de onda específico do feixe de energia dirigido é crítico para a transmissão eficiente através da atmosfera e para reduzir o risco para os olhos das pessoas, ou mesmo dos animais, que podem estar na vizinhança do feixe," disse o professor Richard Mildren.

Embora outros materiais tenham apresentado o mesmo tipo de propriedade de combinação de múltiplos feixes de laser, a escolha do diamante mostrou-se essencial para se obter alta potência. O efeito de transferência de potência, chamada espalhamento Raman, é particularmente forte no diamante. Além disso, o diamante tem uma excelente capacidade de dissipação do calor residual.

Superlaser da Estrela da Morte pode ser construído com diamante
Um cristal ultrapuro de diamante concentra dos diversos feixes de laser, podendo ainda controlar a cor da luz de saída.
[Imagem: Macquarie University]

Império versus rebeldes

A equipe não descarta a criação de uma versão do raio da Estrela da Morte.

"Lasers de alta potência também são necessários em aplicações espaciais, incluindo a propulsão de veículos espaciais e o combate ao crescente problema do lixo espacial, que ameaça os satélites," disse Mildren.

Com o projeto pronto, agora é esperar que ele seja posto em prática - e torcer para que isto não seja o início da repetição na vida real da ficção vista no cinema. A maior dificuldade será criar cristais de diamante ultrapuros, como os previstos no projeto.

Bibliografia:

Artigo: Diamond-based concept for combining beams at very high average powers
Autores: Aaron McKay, David J. Spence, David W. Coutts, Richard P. Mildren, //doi, 10.1002/lpor.201600130
Revista: Laser & Photonics Reviews
DOI: //topicos
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Raios Laser
  • Diamantes
  • Fotônica
  • Exploração Espacial

Mais tópicos