Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Tela flexível para realidade aumentada pode ser colada em qualquer superfície

Redação do Site Inovação Tecnológica - 23/05/2023

Tela flexível para realidade aumentada pode ser colada em qualquer superfície
Isto é o que um motociclista deverá ver ao usar um capacete que incorpore a nova tela de realidade aumentada.
[Imagem: KDH Design]

Tela flexível

Pesquisadores australianos apresentaram o que eles afirmam ser "a primeira tela de exibição de realidade aumentada flexível e transparente do mundo, feita usando impressão 3D e materiais de baixo custo".

A tecnologia de realidade aumentada (RA) sobrepõe o conteúdo digital ao mundo real, aprimorando a percepção do usuário em tempo real e a interação com seu ambiente.

Vinha sendo difícil criar uma tecnologia RA flexível, que possa se ajustar a diferentes ângulos de fontes de luz e ser colada em materiais transparentes, já que a fabricação convencional usa substratos de vidro, que precisam passar por fotomascaramento, laminação, corte e gravação dos micropadrões necessários para criar a tela.

Esses processos demorados são caros, têm uma baixa taxa de rendimento e são difíceis de integrar perfeitamente com a aparência dos produtos sobre os quais devem ser instalados.

A equipe do professor Ranjith Unnithan, da Universidade de Melbourne, superou essas dificuldades usando polímeros e plásticos de qualidade óptica e montou a tela usando manufatura aditiva, ou impressão 3D.

Foram quatro anos de trabalho, durante os quais a equipe aprimorou as técnicas que viabilizaram a criação de uma tela na forma de um filme fino, que pode ser aplicado como um revestimento, sobre superfícies transparentes ou não. Outra vantagem foi a otimização do brilho e da resolução, para viabilizar telas colocadas junto ao olho, como em óculos e capacetes.

A tela resultante é flexível e versátil e pode dobrar e se ajustar a diferentes formatos, como superfícies curvas ou irregulares, dando mais liberdade para ajustar o fator de forma de um produto. Como a tela é transparente, ela proporciona uma visão natural e desobstruída, sobrepondo o conteúdo digital à visão do mundo natural em volta.

Tela flexível para realidade aumentada pode ser colada em qualquer superfície
As imagens são geradas por LEDs acionados por um sistema microeletromecânico (MEMS).
[Imagem: KDH Design]

Aplicações

A equipe já lançou uma empresa emergente, a KDH Design, para colocar no mercado versões da nova tela adequadas para instalação em capacetes para motociclistas, óculos e para-brisas de automóveis.

"Na indústria de jogos, telas RA flexíveis e transparentes podem ser integradas a acessórios de jogos, como óculos ou visores, proporcionando uma experiência de jogo mais imersiva e realista. Na educação, os monitores RA podem ser incorporados a ferramentas e simulações educacionais, permitindo experiências de aprendizado interativas e envolventes.

"Na área da saúde, os monitores RA podem ser usados no treinamento médico, auxiliando os cirurgiões com informações em tempo real durante as operações, mas existem muitas outras aplicações potenciais, desde transporte até turismo," disse o professor Unnithan.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Telas e Monitores
  • Realidade Virtual
  • Interfaces
  • Holografia

Mais tópicos