Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

Vela espacial poderá trazer foguetes usados de volta à Terra

Redação do Site Inovação Tecnológica - 01/06/2009

Vela espacial poderá trazer foguetes usados de volta à Terra
Último estágio do foguete Ariane, liberando as cápsulas para deixar a carga útil exposta. Todo o restante se transformará em lixo espacial.
[Imagem: ESA]

O recente choque entre dois satélites artificiais, ainda que previsto estatisticamente, colocou a questão do lixo espacial de volta à pauta das questões urgentes.

De fato, o temor do choque com detritos tem imposto restrições ao funcionamento da Estação Espacial Internacional e ao voo dos ônibus espaciais (veja Ônibus espacial voará de cabeça para baixo no conserto do Hubble).

Aerofreio

Um novo projeto, embora não resolva o problema do lixo já depositado no "aterro espacial" ao redor da Terra, poderá evitar a deposição de novos detritos.

Os engenheiros espaciais Max Cerf e Brice Santerre projetaram uma vela espacial que funcionaria como uma espécie de aerofreio, trazendo os foguetes de volta à Terra de forma controlada.

Depois que o último estágio de um foguete libera o satélite espacial em órbita baixa, esse foguete desativado continua nessa órbita, girando ao redor da Terra por um período que pode chegar aos 100 anos.

A vela espacial, que seria aberta tão logo a carga útil do foguete fosse liberada, geraria uma fricção com as camadas superiores da atmosfera terrestre, freando o foguete lentamente, trazendo-o de volta em cerca de 25 anos.

Ao reentrar na atmosfera, o velho foguete finalmente se queimaria pelo atrito.

Vela espacial

Segundo o projeto, desenvolvido tendo em mente um foguete Ariane 5, a vela espacial deverá ter 350 metros quadrados. Ela seria estendida por um mastro inflável de 12 metros de altura.

O mastro poderia ser feito de alumínio, polímero ou por um material compósito e inflado pela injeção de nitrogênio a partir de um depósito pressurizado.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Foguetes
  • Exploração Espacial
  • Estação Espacial Internacional
  • Satélites Artificiais

Mais tópicos