Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

Lixo espacial faz astronautas da ISS buscarem abrigo na Soyuz

Redação do Site Inovação Tecnológica - 12/03/2009

Lixo espacial faz astronautas da ISS buscarem abrigo na Soyuz
Sonda Soyuz TMA-13 quando chegava à Estação Espacial Internacional, em 14 de Outubro de 2008.
[Imagem: NASA]

Cápsula de fuga

Pela primeira vez desde o início da construção da Estação Espacial Internacional (ISS), há mais de 10 anos, os astronautas tiveram que buscar refúgio em uma cápsula devido ao risco de colisão com lixo espacial.

A ISS tem motores próprios e pode ser manobrada para evitar choques com lixo espacial e outros detritos, mas a descoberta de uma pequena peça metálica em rota de colisão com a estação foi feita tarde demais para que as manobras pudessem ser efetuadas.

Sem tempo para as manobras de desvio, restou aos astronautas a opção de se refugiar na sonda russa Soyuz, que atualmente desempenha também o papel de barco salva-vidas no caso de acidentes.

Os astronautas entraram na cápsula Soyuz TMA-13 e efetuaram sua separação da ISS para o caso de que um eventual choque com o lixo espacial provocasse a despressurização da estação.

Pedaço de motor de satélite

O pedaço de lixo espacial, oriundo de um motor de satélite desativado, mede apenas 9 milímetros. [CORREÇÃO: Esta informação foi corrigida pela NASA em 13/03: veja os dados mais atuais em Lixo espacial que ameaçou Estação Espacial Internacional era de satélite GPS]

Contudo, a velocidade relativa entre a minúscula peça e a ISS poderia ocasionar um estrago nada desprezível à estação, dependendo do local do choque.

Os três astronautas atualmente na estação ficaram por 10 minutos no interior da Soyuz. Antes de sair, eles tiveram que passar todo o controle da ISS para o automático, tornando-a capaz de manter sua órbita de forma autônoma.

Os astronautas permaneceram na Soyuz entre 13h29 e 13h39, no horário de Brasília. Segundo a NASA, o pedaço de motor de satélite "passou a uma distância segura, mas achamos melhor ser precavidos."

As preocupações com o lixo espacial aumentaram significativamente depois do choque entre dois satélites artificiais, ocorrido no mês passado (veja Conheça os dois satélites que colidiram no espaço).

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Estação Espacial Internacional
  • Satélites Artificiais
  • Exploração Espacial
  • Foguetes

Mais tópicos