Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Módulo Nauka dispara foguetes e tira ISS sai da posição

Redação do Site Inovação Tecnológica - 30/07/2021

Módulo Nauka dispara foguetes e tira ISS sai da posição
O módulo Nauka disparou seus foguetes acidentalmente, tirando a ISS da posição.
[Imagem: NASA]

Estação Espacial fora de controle

A Estação Espacial Internacional (ISS) ficou brevemente fora de controle depois que o módulo russo Nauka disparou seus foguetes de forma aparentemente acidental.

O laboratório Nauka (ciência, em russo) havia acabado de chegar à ISS, cerca de oito dias após seu lançamento, uma viagem intencionalmente demorada, planejada para checagem dos sistemas, mas que apresentou problemas de propulsão não totalmente esclarecidos pela Roscosmos.

Poucas horas depois, quando os astronautas já haviam feito todas as checagens de segurança, o sistema de propulsão do módulo disparou acidentalmente seus motores durante 47 minutos, o que tirou a Estação Espacial de sua posição em cerca de 45º - mais ou menos um oitavo de uma volta completa.

Curiosamente, o movimento não foi sentido pelos astronautas a bordo da Estação, mas a equipe de controle no solo detectou a mudança e iniciou rapidamente as correções.

A posição da Estação é importante porque é nela que estão baseados os posicionamentos dos seus painéis solares e de suas antenas de comunicação.

"As equipes de solo recuperaram o controle de altitude e o movimento da Estação Espacial está estável. A tripulação nunca esteve e não está em perigo, e os controladores de voo do Controle da Missão Houston estão monitorando o status da estação espacial," anunciou a NASA em comunicado.

Logo a seguir, porém, a agência espacial adiou o lançamento da cápsula CST-100 Starliner, da Boeing, que seria lançada nesta sexta-feira para um teste ainda não-tripulado.

Ainda não está claro qual foi o problema que fez os motores do Nauka dispararem.

O módulo Nauka, ou MLM (sigla em inglês para Módulo de Laboratório Multiuso), substituiu o antigo módulo PIRS, que se soltou da ISS no início da semana e foi destruído durante uma reentrada na atmosfera planejada e dirigida, acima do Oceano Pacífico.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Estação Espacial Internacional
  • Sondas Espaciais
  • Foguetes
  • Exploração Espacial

Mais tópicos