Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

NASA mostra interior de sua nova cápsula espacial

Redação do Site Inovação Tecnológica - 24/07/2013

NASA mostra interior de sua nova cápsula espacial
Interior da cápsula espacial CST-100, fabricada pela Boeing. Os bancos à direita foram usados pelos engenheiros que acompanharam os testes.
[Imagem: NASA/Robert Markowitz]

Cápsula espacial

Dois astronautas da NASA fizeram as primeiras avaliações de um protótipo da nave espacial CST-100, que está sendo construída pela Boeing.

Esta é a primeira vez que a empresa divulga o interior da cápsula da tripulação, que ainda sofrerá modificações antes de estar pronta para ir ao espaço.

Os astronautas Serena Aunon e Randy Bresnik testaram a ginástica necessária para entrar e sair da cápsula. Enquanto isso, os engenheiros monitoravam os equipamentos e avaliavam a ergonomia.

A CST-100 tem assentos para cinco membros da tripulação, mas o projeto permite acomodar até sete astronautas ou uma mistura de tripulação e carga.

LEDs e tablets

A cápsula espacial lembra muito as cápsulas Apollo dos anos 1960, também fabricadas pela Boeing, mas com um interior "repaginado".

Segundo a Boeing, os "grandes avanços" podem ser percebidos "na iluminação com LEDs azuis e na tecnologia usada nos tablets".

As telas sensíveis ao toque de fato substituem as mais de 1.000 chaves e botões presentes nas naves Apollo.

Os avanços reais, contudo, são bem menos visíveis.

É o projeto sem soldas nas estruturas e a melhor proteção térmica que tornam o modelo 2013 das cápsulas espaciais distintas de seus equivalentes de quase 50 anos atrás.

As novas técnicas de fabricação permitiram fazer uma nave mais leve e que pode ser fabricada mais rapidamente.

NASA mostra interior de sua nova cápsula espacial
Astronauta Randy Bresnik simula entrada na cápsula espacial em trajes de voo.
[Imagem: NASA/Robert Markowitz]

Naves para todos

A Boeing é uma das três empresas norte-americanas que trabalham para desenvolver sistemas de transporte de tripulação ao espaço, uma capacidade que o país perdeu ao aposentar os ônibus espaciais.

Além de vender a nave para a própria NASA, a Boeing pretende usar a CST-100 para enviar seus próprios astronautas ao espaço e levar turistas ao espaço a partir de 2015.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Exploração Espacial
  • Foguetes
  • Veículos
  • Telas e Monitores

Mais tópicos