Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

Lixo espacial que ameaçou Estação Espacial Internacional era de satélite GPS

Redação do Site Inovação Tecnológica - 13/03/2009

Lixo espacial que ameaçou Estação Espacial Internacional era de satélite GPS

[Imagem: NASA]

Lixo de satélite GPS

A NASA divulgou novos dados sobre o lixo espacial e sobre os procedimentos de evacuação da Estação Espacial Internacional, que ocorreu ontem pouco depois das 13 horas, no horário de Brasília.

O objeto é formado por uma pequena massa metálica, com 12,7 centímetros de diâmetro, conectado a um cabo de 1 metro de comprimento, com uma massa total menor do que 1 kg. A peça pertencia ao último estágio do foguete Delta (PAM-D) usado para lançar o satélite número 37 do sistema GPS (Global Positioning System).

A peça é monitorada desde o lançamento do satélite, ocorrida em 1993, possuindo o código "25090 PAM-D" no sistema de rastreamento de lixo espacial. Conhecida tecnicamente como "yo weight", ela é usada para fazer com que o estágio do foguete caia em direção à atmosfera depois da separação da carga útil, evitando que eles entrem em contato novamente.

Astronautas foram acordados

O pedaço de lixo espacial, embora monitorado, possui uma órbita com um perigeu muito alto (154 km) o que levou a erros de avaliação de seu curso. Revaliações de última hora mostraram que ele entraria na área de segurança da Estação Espacial Internacional, o que o acendeu o alerta vermelho no centro de comando da NASA,

Os astronautas estavam dormindo no momento. Eles foram acordados e informados de que não haveria tempo para manobrar a Estação, devendo refugiar-se no módulo russo Soyuz.

Apesar dos pequenas dimensões e massa do lixo espacial, a ISS viaja a uma velocidade de 28.000 km/h, o que torna um choque com um objeto mesmo pequeno uma ameaça substancial, inclusive com o risco de despressurização da estação e interrupção dos sistemas de suporte de vida.

Para ver outros detalhes do evento, veja Lixo espacial faz astronautas da ISS buscarem abrigo na Soyuz.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Estação Espacial Internacional
  • Foguetes
  • Satélites Artificiais
  • Exploração Espacial

Mais tópicos