Destaques e Imagens

Processador neuromórfico faz inteligência artificial 200 vezes mais rápida

"Sempre soubemos que eles seriam eficientes, mas não esperávamos que eles superassem tanto."  [ Veja mais ] .

Pasta Nuclear: A substância mais dura (des)conhecida no Universo

Astrofísicos calcularam a resistência do material dentro de uma estrela de nêutrons - você não achará nada com uma dureza maior.  [ Veja mais ] .
Ciência e Tecnologia

Célula solar biogênica gera o dobro de energia mesmo com céu nublado

A biocélula gerou uma corrente mais do que o dobro mais forte do que qualquer outro dispositivo desse tipo até agora.  [ Veja mais ] .
Ciência e Tecnologia

Motores de avião com inovações radicais

A aviação não pode contar apenas com as melhorias incrementais de tecnologia para atender às exigências de economia e redução da poluição.
  [ Veja mais ] .

Teoria Gaia 2.0 detalha processo da vida na Terra

"O problema central com a hipótese original de Gaia era que a evolução através da seleção natural não pode explicar como ..."  [ Veja mais ] .
Ciência e Tecnologia

Recorde de microscópio eletrônico mostra ligações atômicas

Com ele é possível visualizar com precisão estruturas medindo apenas um décimo do diâmetro de um átomo.  [ Veja mais ] .

Antena de luz transforma 85% da luz visível em eletricidade

O fotoeletrodo pode funcionar como célula solar, gerando eletricidade, ou como célula de fotossíntese artificial, produzindo hidrogênio.  [ Veja mais ] .
Ciência e Tecnologia

Aprovado novo sistema de coordenadas para o Universo

Esse quadro de referência é importante para tanto para a navegação espacial, quanto para as navegações terrestres.
  [ Veja mais ] .
Ciência e Tecnologia

Inteligência artificial pode desenvolver preconceito por conta própria

Pode parecer que o preconceito seja um fenômeno humano, mas máquinas simples podem desenvolvê-lo quando atuam em conjunto.  [ Veja mais ] .
Ciência e Tecnologia

Painéis solares de silício negro chegam à fabricação industrial

Agora não se trata mais de curiosidade de laboratório: Pouquíssima luz escapa desses autênticos "buracos negros".  [ Veja mais ] .
Ciência e Tecnologia

Agromineração: Plantas acumulam metais em teores altíssimos

As plantas hiperacumuladoras de metais podem inaugurar um novo ramo da mineração: a biomineração.  [ Veja mais ] .
Ciência e Tecnologia

Primeira turbina eólica supercondutora está pronta

A eliminação da resistência elétrica significa que muito menos material é necessário para fabricar um gerador supercondutor.  [ Veja mais ] .
Ciência e Tecnologia

Antimatéria fria vai responder enigmas do Universo

O resfriamento do anti-hidrogênio, até perto do zero absoluto, permitirá testar como a antimatéria e a gravidade interagem.  [ Veja mais ] .

Fusão Nuclear: Janelas de diamante para alimentar uma estrela artificial

Para alimentar a fusão nuclear, a energia deve ser disparada dentro dos reatores - isso exige janelas muito especiais.  [ Veja mais ] .
Ciência e Tecnologia

Descoberta incerteza fundamental da temperatura em nanoescala

A descoberta ajudará a construir nanotermômetros que levem em conta os efeitos da mecânica quântica, dando precisão aos experimentos.  [ Veja mais ] .