Destaques e Imagens

Descobertas ondas de som transversais, similares às ondas de luzDescobertas ondas de som transversais, similares às ondas de luz

09/12/2021

A descoberta, que mudará os livros-texto, mostra que as ondas de som podem ter propriedades similares às das ondas de luz.   Leia mais...

Cristal do tempo é criado dentro de processador quânticoCristal do tempo é criado dentro de processador quântico

08/12/2021

É um uso inusitado para um computador quântico, e os físicos acreditam que eles podem revelar muito mais.

Água não congela de modo tão simples como pensávamosÁgua não congela de modo tão simples como pensávamos

07/12/2021

Você se espantaria se ouvisse um cientista dizer que a transformação da água em gelo é "um dos grandes mistérios da ciência"?

Por que o Nêutron é mais avançado que os foguetes da SpaceXPor que o Nêutron é mais avançado que os foguetes da SpaceX

06/12/2021

A empresa aeroespacial RocketLab anunciou seu novo foguete Nêutron, que nasce com uma série impressionante de inovações.

Robô inovador voa como drone e pousa como pássaroRobô inovador voa como drone e pousa como pássaro

02/12/2021

Fazer um robô reconhecer um galho, identificar suas características e pousar nele não é uma tarefa nada trivial.

Transístor inteligente abre nova era na microeletrônicaTransístor inteligente abre nova era na microeletrônica

02/12/2021

Esta flexibilidade do componente eletrônico é particularmente interessante para o campo do hardware voltado à inteligência artificial.   Leia mais...

Bateria de CO2 vai guardar energia solar para ser usada à noiteBateria de CO2 vai guardar energia solar para ser usada à noite

01/12/2021

O principal argumento é reduzir pela metade os custos de armazenamento das energias renováveis em comparação com as baterias de lítio.   Leia mais...

Processador quântico de luz é o mais simples já projetadoProcessador quântico de luz é o mais simples já projetado

01/12/2021

Além disso, ele pode ser montado com componentes já disponíveis comercialmente e funcionará a temperatura ambiente.

Cientistas criam robôs biológicos vivos que podem se reproduzirCientistas criam robôs biológicos vivos que podem se reproduzir

30/11/2021

Infelizmente a equipe não tem boas respostas quando o assunto são os riscos de criar microrganismos replicantes.

Por que os livros de Física estão errados sobre carros saindo da estradaPor que os livros de Física estão errados sobre carros saindo da estrada

25/11/2021

Parece que todos os professores de física não tinham prestado atenção suficiente ao enunciado do problema.   Leia mais...

Física explica enigma da Matemática, a Hipótese de RiemannFísica explica enigma da Matemática, a Hipótese de Riemann

24/11/2021

Pode a Física explicar um enigma da Matemática? Parece que sim, e com implicações que nos forçarão a pedir ajuda aos filósofos.

Célula solar inédita gera e armazena eletricidadeCélula solar inédita gera e armazena eletricidade

23/11/2021

O componente combina a geração fotoelétrica com armazenamento de eletricidade, que pode ficar guardada por até uma semana.

Físicos descobrem como fazer luz e matéria andarem em mão únicaFísicos descobrem como fazer luz e matéria andarem em mão única

23/11/2021

A reciprocidade - ir tanto para trás quanto para frente - é um conceito onipresente na física. Mas ele pode ser quebrado.   Leia mais...

Matéria fica invisível quando se torna muito densa e muito friaMatéria fica invisível quando se torna muito densa e muito fria

22/11/2021

Três equipes de físicos fizeram um experimento que parece contrariar a própria forma como vemos o mundo.

Faça você mesmo uma geladeira que esfria sem gastar energiaFaça você mesmo uma geladeira que esfria sem gastar energia

19/11/2021

É uma técnica que permite jogar o calor de um recipiente diretamente para o frio do espaço.

RetornarMais recentes      Avançar