Eletrônica

Redação do Site Inovação Tecnológica - 07/05/2002

Microscópio eletrônico fotografa átomos
[Imagem: Voyles et al./Nature]

Impurezas atômicas

Cientistas dos Laboratórios Bell, pertencentes à empresa Lucent Technologies, anunciaram ter construído um microscópio eletrônico capaz de visualizar impurezas em um simples átomo de semicondutor.

Com o aparelho, torna-se possível detectar impurezas de poucos átomos, mas suficientes para impedir o funcionamento adequado de um chip. Trata-se de uma ferramenta importante, na medida em que os componentes individuais que formam os processadores logo se situarão em dimensões abaixo de 100 nanômetros. Espera-se que essa barreira seja quebrada já em 2.003.

Microscópio eletrônico

O novo microscópio eletrônico conseguiu fotografar átomos de antimônio que dopavam uma estrutura de silício cristalino. É a primeira vez que se consegue visualizar estruturas dentro de um cristal.

As técnicas atuais somente podiam fazer imagens de estruturas na superfície do cristal, mas não em seu interior. E os átomos comportam-se de maneira diferente dependendo de onde se encontram.

Segundo David Muller, chefe da equipe que desenvolveu o novo microscópio, "agora podemos ver as coisas escondidas dentro de um sólido, no seu ambiente natural. A diferença é a mesma de se saber como um animal se comporta em um zoológico e como ele se comporta em seu habitat natural."