Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Eletrônica

Monitores brilhantes, finos e flexíveis

Redação do Site Inovação Tecnológica - 31/10/2002


As empresas DuPont e Sarnoff assinaram acordo para desenvolvimento de novos monitores de computador e telas de TV utilizando a tecnologia de filmes orgânicos flexíveis. A DuPont é líder no desenvolvimento e fabricação de LEDs orgânicos (OLED) para monitores e substratos flexíveis e a Sarnoff Corporation é especializada no projeto de telas de matriz ativa. Juntas elas deverão agora desenolver uma nova tecnologia de transistores orgânicos ultrafinos (TFT - "Thin Film Transistor") em substratos plásticos. TFTs orgânicos podem representar o avanço decisivo para a comercialização da nova geração de telas flexíveis.

A empresa Lucent, proprietária dos Laboratórios Bell, será subcontratada para o desenvolvimento de uma nova classe de TFTs orgânicos, assim como para projetar os processos de produção.

A fabricação de telas baseadas em plástico abre novas possibilidades para o projetistas de produtos de consumo e industriais. A associação entre as duas empresas planeja criar uma tecnologia de TFT orgânicos flexíveis, a qual tem o potencial de reduzir dramaticamente o custo de monitores planos, além de permitir a fabricação de telas flexíveis a custos razoáveis. Telas planas baseadas em silício são construídas por processos caros, exigindo fábricas que custam mais de um bilhão de dólares. E os transistores de silício são incompatíveis com os substratos plásticos. Os processos atuais envolvem deposição em câmeras de vácuo de alta temperatura e vários passos de fotolitografia que destruiriam qualquer substrato plástico.

Utilizando polímeros avançados, os OLED produzem telas brilhantes, de alto contraste, com campos de visão largos e com altas taxas de atualização. Além disso eles são emissivos, eliminando a necessidade da iluminação traseira requerida pelos cristais líquidos atuais.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • LEDs
  • Eletrônica Orgânica
  • Telas e Monitores

Mais tópicos