Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Eletrônica

Quebrada criptografia de celulares GSM

Redação do Site Inovação Tecnológica - 15/09/2003


Um pesquisador israelense conseguiu quebrar o sistema de criptografia que protege os usuários dos telefones celulares que operam no padrão GSM. A tecnologia era até agora tida como totalmente segura.

O cientista israelense, pertencente ao Instituto de Tecnologia de Haifa, afirmou ter descoberto uma maneira de enganar o sistema de segurança do GSM, explorando uma falha na forma de aplicação da criptografia.

O padrão GSM codifica a voz do usuário de forma digital. Mas, antes que os dados binários sejam criptografados, eles são corrigidos para compensar ruídos ou interferências. Segundo o pesquisador Eli Biham, isso dá a oportunidade para um ataque que ele chamou de "homem no meio", no qual a chamada é interceptada entre o aparelho e a central telefônica. Ele apresentou o trabalho na Crypto 2003 Conference, em Santa Barbara (Estados Unidos).

A associação GSM defendeu-se, afirmando que o ataque é apenas teórico e não representa um risco imediato de segurança para os usuários de telefones que se utilizam dessa tecnologia.

Mas Biham disse que está patenteando e deverá licenciar a tecnologia, desde que "para uso legal". Segundo ele, é possível quebrar o código criptográfico enquanto o telefone está chamando, antes mesmo que o usuário atenda a chamada.

O sistema de criptografia GSM era secreto até 1.999, quando Marc Briceno, da Universidade da Califórnia (Estados Unidos), conseguiu reconstruir o algoritmo utilizado.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Criptografia
  • Segurança da Informação

Mais tópicos