Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Eletrônica

Intel irá fabricar chips com solda sem chumbo

Redação do Site Inovação Tecnológica - 12/04/2004

Intel irá fabricar chips com solda sem chumbo

A Intel, maior fabricante mundial de microprocessadores, anunciou que passará a fabricar chips ecologicamente mais corretos. A empresa pretende eliminar 95% do chumbo hoje utilizado em seus produtos. O chumbo é um metal pesado e, quando não manipulado adequadamente, pode levar a contaminação do solo, águas e envenenamento grave de animais e seres humanos.

O chumbo é utilizado principalmente em soldas. Os novos processadores passarão a utilizar soldas que não utilizam o elemento em sua composição. As novas soldas são pequenas bolas metálicas do tamanho de cristais de sal, mas não podem ser aplicadas na totalidade do chip. É por isto que a empresa ainda continua pesquisando formas de construir um chip cem por cento livre de chumbo.

O chumbo tem sido utilizado na eletrônica desde o seu início devido às suas excelentes propriedades elétricas e mecânicas. Tem sido um desafio considerável para cientistas e engenheiros encontrar novos materiais que possam substituí-lo garantindo a qualidade dos produtos fabricados.

A Intel já está fabricando memórias Flash sem a utilização de chumbo desde o ano passado. A solda anteriormente usada, uma liga de chumbo e estanho, foi substituída por uma liga de estanho, prata e cobre.

Além das considerações técnicas, pesam ainda as considerações econômicas para a substituição do chumbo. A Intel fabrica produtos de altíssimo valor agregado, o que lhe permite utilizar soldas substancialmente mais caras. Mas as exigências ambientais cada vez mais severas em todo o mundo deverão forçar outros fabricantes de produtos eletrônicos a seguirem o mesmo caminho.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Soldagem
  • Poluição

Mais tópicos