Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Eletrônica

Equipamento gera luzes em todo o espectro visível

Redação do Site Inovação Tecnológica - 09/06/2004

Equipamento gera luzes em todo o espectro visível

Saber exatamente a cor de determinada imagem é crucial, por exemplo, para cientistas verificarem a concentração de vida vegetal nos oceanos a partir de fotos feitas por satélites. Ou para analisar galáxias distantes e definirem com mais precisão seu tamanho, distância e velocidade.

A maioria das lâmpadas hoje utilizadas na calibração dos equipamentos que fazem essas análises são do tipo incandescente. Mas uma fonte de luz termal que gere um azul verdadeiro pode ser virtualmente impossível, já que os componentes disponíveis hoje fundem-se facilmente.

Agora engenheiros do laboratório norte-americano NIST desenvolveram um novo dispositivo de iluminação que foi batizado de "fonte de arco-íris". Um mesmo equipamento é capaz de gerar luzes de todo o espectro visível, do vermelho até o azul.

O equipamento explora os últimos avanços na tecnologia de diodos emissores de luz, os LEDs, que já são fabricados em diversas cores. Misturando os percentuais exatos de LEDs de diferentes comprimentos de onda de luz visível com o brilho desejado, as propriedades óticas (como a cor) podem ser alteradas para atender às necessidades de cada aplicação específica.

A fonte de luz ajustável é totalmente portátil, consistindo em uma esfera de cerca de 30 centímetros de diâmetro e pesando cerca de dois quilos. Versões a bateria também estão disponíveis para operações de campo.

O equipamento já está sendo utilizado para calibração de instrumentos que serão lançados a bordo de um satélite de observação para monitoramento do equilíbrio de carbono entre a atmosfera e o oceano. Mas ele poderá ser utilizado também para simplificar calibrações de cores em equipamentos médicos e industriais.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • LEDs
  • Iluminação

Mais tópicos