Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Eletrônica

Philips apresenta nova tela de cristal líquido com imagem 3-D

Redação do Site Inovação Tecnológica - 02/07/2004

Philips apresenta nova tela de cristal líquido com imagem 3-D

Um dos grandes inconvenientes dos sistemas que prometem imagens em 3-D é a exigência da utilização de óculos especiais ou, quando os óculos não são exigidos, a limitação do ângulo de visão, restringindo o número de pessoas que podem compartilhar uma apresentação em uma mesma tela.

Várias empresas têm apresentado soluções que tentam contornar esses problemas. Agora foi a vez da Philips apresentar uma nova tela lenticular que, em conjunto com um programa especial de renderização em tempo real, mostra imagens com profundidade e impressão tridimensional vívida, permitindo total liberdade de movimentos para quem está assistindo.

A nova tela é o primeiro produto que incorpora a tecnologia de lentes oblíquas sobre um cristal líquido. As lentes focalizam a luz de diferentes pixels em direções bem definidas, fazendo com que cada um dos olhos do usuário veja uma imagem diferente. Com a informação adequada de cada pixel, fornecida pelo programa, o resultado é uma excelente impressão 3-D.

O sistema fornece nove visões estereoscópicas separadas, cada uma tomada de um ângulo ligeiramente diferente, para criar uma imagem com um aspecto mais natural. É esse efeito que permite que o usuário movimente-se sem perder o efeito 3-D.

A chave para a geração de nove visões separadas foi o desenvolvimento de um sistema de renderização capaz de calcular todas as nove visões em tempo real. Como o sistema de renderização utiliza a saída gráfica normal do aplicativo, o sistema pode funcionar com programas normais, que não foram projetados especificamente para o ambiente 3-D.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Telas e Monitores
  • Imagens 3-D

Mais tópicos