Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Eletrônica

Chip analógico consome cem vezes menos energia

Redação do Site Inovação Tecnológica - 21/12/2004

Chip analógico consome cem vezes menos energia

Pesquisadores da Universidade de Alberta, Canadá, criaram um novo chip de comunicações com uma incrível eficiência energética. O novo processador é analógico e consome cerca de 100 vezes menos energia do que os chips digitais atuais.

O novo chip foi criado pelos estudantes Dave Nguyen e Chris Winstead, orientados pelo professor Vincent Gaudet. O protótipo foi construído pela empresa Canadian Microelectronics Corporation e testado pelos próprios pesquisadores.

"É bem sabido que há uma barreira energética para o aumento futuro na velocidade de processamento e no tamanho dos equipamentos e, para superá-la, o mundo necessita de uma nova tecnologia disruptiva," afirma Schelegel.

A invenção emprega um novo método para o processamento de dados digitais, conhecido como decodificação analógica, que utiliza quantidades muito pequenas de energia para executar seu algoritmo de detecção. Segundo os pesquisadores, não há nenhum relato de um chip que tenha tão baixo consumo de energia em todo o mundo.

O novo chip ainda está em fase experimental e exigirá aperfeiçoamentos para que possa chegar ao mercado. Mas é inegável que um corte no consumo de energia por um fator de cem torna a tecnologia extremamente promissora.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Processadores
  • Microeletrônica

Mais tópicos