Eletrônica

Nova técnica permite a construção de LED multicolorido

Redação do Site Inovação Tecnológica - 23/05/2005

Nova técnica permite a construção de LED multicolorido

Cientistas do Laboratório Nacional Los Alamos, Estados Unidos, conseguiram construir o primeiro LED ("Light Emitting Diode") multicolorido, completamente inorgânico, utilizando pontos quânticos coloidais encapsulados em nitreto de gálio (GaN).

A descoberta demonstra um novo enfoque híbrido para o desenvolvimento de fontes de iluminação de estado sólido. Ao contrário das lâmpadas atuais, sejam incandescentes (a vácuo) ou baseadas em vários tipos de gás, as lâmpadas de estado sólido gastam muito menos energia e deverão durar décadas.

Em um artigo publicado no periódico Nano Letters, os cientistas descrevem a eletroluminescência obtida a partir de uma arquitetura baseada em nanocristais, totalmente inorgânicos, incorporados em uma junção p-n formada por camadas do semicondutor GaN.

Os novos LED utilizam um novo tipo de nanoemissor - pontos quânticos coloidais - que permite a seleção da freqüência de emissão, ou seja, da cor da luz.

O segredo para a fabricação da conexão elétrica dos pontos quânticos está em uma técnica desenvolvida por outra equipe do mesmo laboratório, que utiliza um feixe energético de átomos neutros de nitrogênio para o crescimento de filmes de GaN. A técnica, chamada ENABLE ("Energetic Neutral Atom Beam Lithography/Epitaxy"), permite o encapsulamento de nanocristais a baixas temperaturas sem que eles percam sua característica de luminescência.

Encapsulando uma camada de nanocristais, ou mesmo duas camadas de tamanhos diferentes, os cientistas demonstraram que seus LED podem emitir luz de uma única cor ou de duas cores diferentes. O regime de operação de duas cores é um passo significativo rumo à construção de componentes capazes de emitir luz branca verdadeira.